Não ficaram dúvidas de que 2012 foi o ano do Chrome. Na verdade, isto tem se repetido ano após ano desde que o navegador da Google foi lançado em 2008. Mas no final de 2012, o Chrome conseguiu superar todos os navegadores concorrentes para se tornar o líder, de acordo com os dados do StatCounter.
A Google também disse que conferiu os mais recentes dados de desempenho do Chrome, mas isso não pode ser visto como uma confirmação. O Chrome superou o Internet Explorer em maio e, embora o navegador da Microsoft tenha conseguido manter sua posição dominante por vários meses, o concorrente de peso com a assinatura da gigante das buscas tem crescido constantemente desde o início do segundo semestre. Em dezembro, o Chrome registrou 36,35% de todas as visitas medidas pelo StatCounter, enquanto o IE amargou 30,88%.
Poderíamos dizer que a distância é muito grande neste momento e que é improvável que a Microsoft consiga fazer algo a respeito. Mas quando são considerados os dados de visitas durante todo o ano de 2012, nós temos o IE com 33,25%, enquanto o Chrome ficou com 32,76% (perto, mas não o suficiente para obter a coroa definitiva).
A guerra está sendo pouco a pouco vencida pelo navegador da Google, e conferindo as plataformas com as quais são feitos comentários no Guia do PC, é notório que o IE está realmente ficando no esquecimento. Mesmo os que utilizam o Windows 8 preferem o Chrome ao renovado Internet Explorer 10.