Os televisores inteligentes tentam se posicionar como o futuro da TV, oferecendo múltiplas capacidades que dependem de uma conexão com a Internet, como acesso a redes sociais ou navegação na web. No entanto, um estudo realizado pela NPD nos EUA indica que a maioria das pessoas utiliza esse equipamento apenas para assistir TV, sem aproveitar as capacidades “Smart” para acessar uma variedade maior de fontes de conteúdo.
Daqueles que possuem seus televisores conectados à internet, quase 60% utilizam serviços de streaming de vídeo, enquanto 15% acessam serviços de música como Pandora. Quase 10% navegam utilizando a TV, e as taxas caem drasticamente quando os quesitos são; vídeo conferencia, jogos casuais, redes sociais ou leitura de livros eletrônicos, entre outros.
De acordo com a NPD, este comportamento não é devido à falta de aplicativos que proporcionem acesso para diferentes atividades usando a TV, mas a maneira como estamos acostumados a utilizar este dispositivo – para assistir vídeos em vez de usar outros serviços online. “Em geral, falharam em atrair o público, principalmente porque existem plataformas melhores, como o PC, tablet ou smartphone, para esses serviços”, afirma o estudo.
Aparentemente, isso não detém os fabricantes ou as mudanças nos televisores, que estão cada vez mais se integrando com outros dispositivos, permitindo que o usuário inicie um filme no tablet e depois continue a assisti-lo na TV, ou transferir conteúdo de um smartphone diretamente para o aparelho que muitas vezes é o centro da sala.
Talvez a complexidade alcançada pelas TVs ainda esteja confundindo os usuários, que não têm desejo de explorar funções complicadas para desfrutar de um bom conteúdo audiovisual a partir do conforto do sofá. Enquanto outras tecnologias deverão ser recebidas mais prontamente, como o controle do aparelho por meio das mãos e da voz (como nos novos televisores da Samsung – ainda muito caros), e até da visão. E você, qual uso faz de sua Smart TV?