Notícias

Cota do Windows volta a crescer após período fraco

O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo, não há dúvida. Uma solução que pode ser instalada em qualquer tipo de equipamento e que é capaz de se adaptar a todos os bolsos. No entanto, nos últimos seis meses, a quota de mercado do Windows se viu reduzida, mas finalmente terminou 2012 com um saldo positivo, ou seja, Windows 7 e Windows 8 aumentaram suas cotas.

No mês passado, o Windows XP, o sistema operacional mais antigo da Microsoft, teve sua participação de mercado reduzida abaixo de 40%. Além disso, o ano terminou com um crescimento do Windows 7 e Windows 8. Na verdade, este último subiu de 1,09% para 1,64% como já vimos em uma nota anterior. Além disso, o Windows 7 cresceu 0,40% para passar de 44,71% para 45,11% e continuar como a grande versão dominante. O Windows Vista, sistema que não emplacou, viu a sua quota de mercado ser reduzida em 0,03%, ficando com 5,67%.

No mesmo período, a quota de mercado do Windows em geral, aumentou. Uma impressionante marca, dos já respeitáveis 91,45% pulou para 91,74%, enquanto Mac OS X e Linux caíram um pouco.

Marketshare do Windows

No entanto, o Windows XP ainda é um peso pesado, e tem incomodado bastante a Microsoft, já que impede o avanço de seus sistemas operacionais mais recentes como o inovador Windows 8. Tenha em mente que o XP já tem mais de uma década desde que foi lançado em 2001. No entanto, conseguiram torna-lo em um sistema robusto que agradou os usuários, e ainda o faz, já que 4 de 10 ainda o utilizam.

As promoções de final de ano é, em alguns casos, o empurrão ideal para novos produtos de tecnologia, e talvez os dados do próximo mês revele uma surpresa agradável para a Microsoft e o Windows 8, ou não. Façam suas apostas.

Tags: marketshare, Windows

Você também vai gostar

Leia também!