A Ipsos, por meio de sua área de Estudos de Inovação no Brasil, promoveu recentemente semana o evento “E se a inovação não tivesse limites?”, com o objetivo de discutir como a inteligência artificial generativa (IA Gen) está transformando o processo de criação, testes e lançamento de novos produtos, com a participação de especialistas da Ipsos e líderes do mercado. Realizado em São Paulo, o evento revelou que 75% das inovações não atingem seus objetivos, pois estão desconectadas dos consumidores e não possuem a relevância necessária para mudar seus hábitos e preferências de compra.
Durante o evento, Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, destacou que o Estudo Nacional de Patentes de Marcas registrou mais de 440 mil novas solicitações em 2024, um aumento de 10% em relação a 2023. “A exigência e relevância da inovação se tornaram essenciais em diversas áreas. As tendências globais estão mudando rapidamente e precisamos estar atentos para acompanhar”, afirmou Calliari.
A apresentação principal foi conduzida por Fernanda Wajchenberg, líder da área de inovação da Ipsos na América Latina, e Dr. Nikolai Reynolds, líder de soluções globais de inovação em testes de produtos na Ipsos, na Alemanha. Eles compartilharam as últimas inovações sobre como gerar produtos mais bem-sucedidos utilizando modelos de IA alimentados por dados humanos. Também discutiram como os dados sintéticos estão otimizando pesquisas e análises de subgrupos e a transformação dos ciclos de desenvolvimento de produtos pela IA.
Fernanda Wajchenberg afirmou: “A GenAI não só está acelerando o desenvolvimento de novos produtos com ciclos de inovação mais rápidos e taxas de sucesso mais altas, mas também está reinventando a maneira como as empresas entendem e se conectam com os consumidores.”
Mariana Cieslinski, gerente de inovação na Ipsos, enfatizou a importância de humanizar os modelos de IA, observando que as ideias de modelos prontos para uso podem ser excessivamente mecânicas e até desajustadas. “Produtos são desenvolvidos para pessoas, e não para máquinas”, completou.
O evento também contou com um painel de discussão, moderado por Luciana Obniski, líder de curadoria e estudos de tendências na Ipsos no Brasil. Participaram do painel Ana Luiza Borges, Global Brand Insights Senior Manager da Alpargatas; Célia Nishio, Head de Consumer Insights and Consumer Engagement Services da Nestlé; e Fernanda Belfort, Head de Soluções de Marketing do Salesforce.