O que é Tumblr?
Tumblr é uma mistura de rede social com plataforma de micro-blog criada em 2007 por David Karp, um jovem empresário de 25 anos que projetou e fundou o Tumblr focando em hipsters como ele usabilidade e facilidade de uso. Basicamente, o Tumblr é uma das formas mais fáceis e amigáveis disponíveis atualmente para manter e sustentar um blog com pouco ou nenhum esforço. A plataforma é tão boa que hospeda um Tumblr Oficial do Barack Obama e do Doctor Who.
E o que o Tumblr tem de diferente?
O Tumblr faz parte da Web 2.0 e tem dezenas de recursos que visam integrar seus usuários de diversas formas, uma delas é a Dashboard, onde os posts dos Tumblrs que você segue aparecem tornando-se um super RSS ou algo do tipo. O Tumblr também é uma das maiores centrais de mídia disponíveis e tem uma interface digna de orgulhar Steve Jobs!

E como eu crio um?
Simples meu caro padawan. Acesse a página do Tumblr e clique em Sign Up. Depois insira eu email, a senha que quer usar na conta e um nome de usuário que vai servir como link para seu Tumblr (ex: guiadopc-teste.tumblr.com). Logo após, leia os termos de condições (acredite, esse vale a pena ler) e insira o captcha. Depois disso você vai receber um email de confirmação, clique no link contido nele para ativar seu Tumblr e… bem vindo ao Tumblr! :)


E o que eu faço agora?
Bem, você pode começar seguindo alguns Tumblrs. Tudo que você precisa fazer é abrir um Tumblr e clicar em “follow”, na parte superior direita. Você também pode escolher um tema legal e colocar um título pro seu Tumblr e postar/reblogar as coisas. Happy Tumblin’ e não deixe de checar o meu Tumblr. Outras sugestões de tumblrs interessantes é o Como eu me sinto quando… e Meu CV em Anexo. Exemplo de conteúdo rápido, criativo e engraçado. :)

Dica: Você pode fazer alt+click no botão de reblog para reblogar automaticamente um post da Dashboard.
Então, o que acharam da nossa coluna Dicas para Iniciantes de hoje? Espero que tenham curtido o Tumblr e aproveitem mais essa ferramenta da fantástica web 2.0. Caso você tenha alguma sugestão para a nossa coluna, não hesite em nos enviá-la através do e-mail [email protected] ou diretamente por meio de nosso formulário de contato. Enquanto isso, veja outros textos dessa coluna: