ArtigosNotícias

6 maneiras de recuperar o sinal da internet, segundo a PROTESTE

A internet é fundamental para qualquer pessoa hoje em dia, seja para trabalhar, estudar e também se divertir. Todo mundo utiliza a conexão em computadores e celulares, diariamente, e ficar sem ela pode bater aquele desespero e vontade de entrar em contato com o SAC para resolver o problema. Mas, é possível recuperar o sinal da internet sem recorrer ao serviço de atendimento ao cliente.

Com mais pessoas em casa por causa da pandemia e com a família usando a internet por mais tempo e para mais atividades, é normal que o sinal possa oscilar ou mesmo ficar indisponível por alguns momentos do dia. Não à toa, os problemas de acesso estão entre as principais queixas dos consumidores .

Porém, você não precisa esperar horas e horas para que o sinal de internet da sua casa seja restabelecido. Vamos falar como recuperar a conexão em casa por meio de 6 medidas simples e explicar o que fazer caso nenhuma dessas opções solucione o problema e seja preciso falar com a operadora do serviço. Por fim, se nem o contato com a empresa resolver, veja o que fazer com ajuda de especialistas em defesa do consumidor.

Opções para recuperar a internet

Antes de ligar para o SAC, tente algumas práticas para restabelecer o sinal de internet. Afinal, pode ser mais rápido e menos estressante resolver o problema por conta própria.

Além disso, muitas empresas, ao receber relatos sobre problemas com internet, dão as mesmas instruções que vamos listar aqui. Por isso, antecipe-se e, caso enfrente qualquer instabilidade com a sua internet, siga o checklist abaixo para resolver essa questão.

Reiniciar o modem

Já reparou que essa é sempre a primeira coisa que o atendente do SAC pede pra você fazer em caso de queda do sinal de internet? Pois, esse não é um procedimento padrão feito para enrolar o usuário.

Trata-se de um dos métodos mais eficazes para a recuperação do sinal. Portanto, se a internet cair, desligue o modem e ligue novamente após alguns minutos.

Troque o wi-fi pelo cabo LAN

A conexão sem fio, até agora, não é mais rápida e estável que o sinal fornecido por um cabo LAN. Por isso, para saber se a internet fora do ar é um problema do sinal de wi-fi, conecte um cabo LAN saindo diretamente do modem para o seu computador.

Se a conexão voltar a funcionar, significa que o problema está no wi-fi. E, provavelmente, você só vai conseguir resolver investindo em um novo roteador ou pedindo a troca pela operadora, caso o roteador seja um aparelho cedido.

Checagem dos cabos

Um único cabo de conexão desgastado pode interromper sua conexão ou deixá-la mais lenta . Por isso, verifique a qualidade dos fios.

Para isso, procure ter alguns cabos em casa para emergências que precise substituí-lo. Isso vale tanto para o cabo que sai da parede para o roteador, quanto para os cabos que chegam ao PC.

Mude o canal da rede wi-fi

Aqui, já estamos em um campo mais técnico, porém nada complicado. Reconfigure seu roteador pelo endereço padrão, que normalmente é 192.168.1.1.

Busque por configurações, ou settings, em inglês, depois WLAN, ou wireless, e altere o “channel”. Outra opção é tentar usar o software inSSider, ou algum semelhante, para descobrir qual canal tem o melhor desempenho .

Reveja sua senha de proteção

Você já pensou que vizinhos podem estar “roubando” a sua internet? Se o seu sinal é aberto, não precisa de senha para conectar, essa é uma possibilidade bem real.

Muitas pessoas podem estar conectadas à sua rede e fazendo a velocidade diminuir ou cair. Por isso, busque colocar senhas, de preferência, não comuns. Assim, apenas pessoas autorizadas vão poder usar sua rede.

Avalie programas, firewall e vírus

Caso a internet esteja instável em apenas um dispositivo na sua casa e boa em outros, é provável que esteja com algum problema, como um vírus ou qualquer outro malware. Descubra o problema testando a conexão em outros dispositivos.

Se estiver tudo bem com os outros, tente identificar o que pode estar prejudicando a conexão em apenas um aparelho específico, com o uso de programas internet security .

É hora de ligar para o SAC

Se você chegou até aqui e a sua internet ainda está ruim, então é preciso pedir ajuda à operadora de internet que o serviço foi contratado. Ela prontamente vai atuar para solucionar o problema. Informe todos os passos que já foram realizados, assim, a empresa saberá quais alternativas de restabelecer o sinal de internet não deram certo.

Antes de ligar para o SAC, contudo, é necessário que o consumidor verifique não só as condições do seu contrato, como também o pagamento das faturas. Após a confirmação, é necessário que o consumidor informe a data e horário que o serviço foi suspenso.

“Segundo determina a Lei do SAC, a operadora é obrigada a fornecer não só o número do protocolo das ligações, como também sua gravação, que deverá ficar disponível por 90 dias, a pedido do consumidor. Esse, por sua vez, poderá realizar a gravação das mesmas, sendo necessário, nesse caso, que seja informado ao atendente sobre o mesmo”, afirma o especialista em Defesa do Consumidor da PROTESTE, Adriano Fonseca.

“Com o protocolo, o consumidor conseguirá acompanhar o procedimento relacionado à reclamação aberta. Caso não seja resolvido pelo SAC, ele poderá informar o protocolo em demais tentativas, como no pedido de auxílio de nossos especialistas”, complementa.

Como medir o sinal de internet

Se você ou sua família está com dúvida se o sinal de internet está bom, é possível realizar o teste para verificar se a velocidade é a mesma que a contratada com a prestadora do serviço.

Você pode utilizar o Teste de Velocidade da PROTESTE . Com ele, é possível descobrir se a operadora está fornecendo a velocidade de conexão que foi contratada. Basta selecionar a sua operadora de internet, informar qual a velocidade acordada e iniciar o teste. As empresas são obrigadas a disponibilizar, no mínimo, 80% da velocidade média contratada. A porcentagem pode variar um pouco.

Caso o sinal da sua internet esteja muito ruim ou a velocidade esteja abaixo do contratado, você pode reclamar. Uma das maneiras de fazer isso é usar o canal Reclame, da PROTESTE .

Para mais informações entre no site da PROTESTE: https://www.proteste.org.br
Tags: Internet, Proteste, recuperar, sinal

Você também vai gostar

Leia também!