Notícias

Crackers roubam mais de 47 mil senhas do Hotmail

Windows Live Hotmail

Senta que lá vem a história… No dia 11 desse mês, um usuário da rede Reddit, cujo nickname é Rodds, postou um pequeno texto informando uma curiosa descoberta que ele havia feito. Ao receber um spam em sua caixa de entrada no Hotmail, ele decidiu analisar mais a fundo a mensagem, e ao remover parte do endereço do link, ele descobriu um site de phishing. E mais, ele teve acesso a um arquivo que continha os endereços de email, com suas respectivas senhas, de mais de 47 mil contas!

Para quem não sabe, phishing, ou pescaria/pescando em inglês, é uma forma ilegal de se conseguir dados de outrens. Geralmente o malfeitor envia um email para a vítima, pedindo para ela preencher alguns dados para determinado serviço ou site, e ela ingenuamente cai na armadilha. Pois bem, o nosso camarada Rodds descobriu que haviam roubado mais de 47 mil senhas de email.

Contas roubadas
Arquivo com as mais de 47 mil contas roubadas

E para piorar a situação, o camarada escreveu um script em Python com o intuito de descobrir quantos destes emails ainda estavam válidos e ativos. E para nossa surpresa (ou não), 85% deles ainda estavam válidos. Ou seja… os crackers poderiam entrar facilmente e fazer o que bem entendessem. Rodds, como bom hacker que é, notificou a Microsoft acerca do problema e ao que parece, a turma de Redmond tomou providências e já avisou aos proprietários das contas afetadas, segundo nos informa o próprio Rodds no texto.

Ok, essa história teve um final feliz. Mas ela abre margem para certas discussões. Com a cloud computing crescendo cada vez, e as nossas atividades se concentrando mais e mais na web, até que ponto podemos deixar nossos arquivos sob responsabilidade destas empresas? E se eu fosse um empresário que houvesse adquirido uma licença do Office 365, até que ponto os documentos de minha empresa estariam seguros nos servidores da Microsoft? E vale lembrar que não é apenas privilégio dela certas “gafes” com nossas contas. No início deste ano, alguns clientes do Gmail também sofreram com uma falha grotesca, que deletou 150 mil contas! Pois bem, jogo a bola para vocês agora, caros amigos: qual a sua opinião acerca deste assunto?

Tags: Internet, Microsoft, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!