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Black Friday: Quatro dicas para potencializar as vendas na data

As expectativas para a Black Friday são promissoras. Com o mercado de trabalho em alta e a recuperação do crédito, as vendas devem crescer neste semestre. Segundo a pesquisa “Panorama do Consumo – Black Friday 2024”, 39% dos brasileiros planejam aproveitar as ofertas. Diante disso, os empreendedores devem se preparar antecipadamente para maximizar as oportunidades. 

“Com um planejamento estratégico, logística bem estruturada e gestão empresarial otimizada pelos recursos tecnológicos, é possível maximizar os negócios, além de fortalecer a marca e a fidelização dos clientes a longo prazo”, comenta José Adriano Vendemiatti, diretor de Marketing de Produto da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem.

A seguir, confira quatro dicas essenciais para impulsionar as vendas.

1. Planeje ações e defina metas
É indispensável iniciar, com antecedência, o planejamento, que deve incluir as áreas de marketing e de compra e venda. O especialista recomenda criar um calendário detalhado com prazos para as diferentes iniciativas que envolvem esse período, como gestão do estoque, definição de metas, promoções e campanhas de marketing, por exemplo. 

2. Invista na preparação do E-commerce
É preciso garantir que o site esteja pronto para o aumento de acessos. “Se antecipar envolve aprimorar a infraestrutura tecnológica e realizar testes para que suporte a possíveis instabilidades. Isso inclui a melhoria da experiência do usuário, com páginas rápidas, intuitivas e informações necessárias sobre todos os itens vendidos”, afirma Vendemiatti.

Além disso, é importante que as equipes sejam treinadas para atender com mais agilidade, o que ajuda a controlar a empolgação ou insegurança dos clientes.

3. Otimize o controle de estoque
Considere o porte, objetivo do negócio e o volume de vendas para ter em estoque itens suficientes para atender uma demanda maior e evitar excessos e prejuízos.

“A tecnologia ajuda a empresa a ter mais visibilidade do negócio e a não ter furos de estoque. Em um período de alto consumo, um gerenciamento inteligente por meio de ferramentas específicas, como o ERP, garante mais agilidade no atendimento e proporciona uma boa experiência de compra ao cliente”, explica o executivo.

4. Integre canais de vendas
A integração entre e-commerces, marketplaces e pontos de venda físicos (PDV) também é essencial para construir operações ágeis e lucrativas ao proporcionar uma gestão mais eficiente para empresas que operam tanto no ambiente físico, quanto no digital.

Algumas ferramentas de integração possibilitam gerenciar anúncios em diversos marketplaces e lojas virtuais em um só lugar, além da sua integração total com sistemas ERP. Otimiza, ainda, operações em lojas físicas, trazendo mais agilidade e a diminuição das filas, além da emissão e impressão de cupom fiscal.

Para auxiliar os varejistas a se preparem ainda melhor, a Omie criou o “Aquecimento Black Friday”, com a colaboração de Alexandre Nogueira, CEO e fundador da Universidade Marketplaces. O material traz ainda aprendizados da Black Friday 2023, os impactos econômicos do 1º semestre para pequenas e médias empresas e expectativas para a Black Friday 2024. Para baixar gratuitamente, basta acessar https://www.omie.com.br/bf2024/.

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