O Mac OS X Leopard trouxe uma ferramenta interessante, os Stacks, responsáveis por criar pilhas de arquivos dentro de um mesmo lugar no menu. É uma facilidade que os usuários da interface Unity, original do Ubuntu, podem agora usufruir graças ao Drawers.
Com o Drawers, ou Gavetas, como o sistema em português irá chamar, o menu lateral Unity ficará organizado. A ideia é ter liberdade para locar o que você quiser dentro de gavetas, facilitando a procura. Veja como fica a gaveta criada para os aplicativos do LibreOffice:

Instalação
Para instalar é simples. Primeiro, adicione o repositório PPA dos desenvolvedores. No Ubuntu 12.10, clique no menu perto do relógio, em “Configurações do sistema…” e vá em “Canais de software”. Na aba “Outros programas” adicione o repositório:
ppa:ian-berke/ppa-drawers
Agora procure por “Atualizações de programa” na busca do menu Unity, a fim de atualizar o índice de aplicativos. Depois vá à Central de Programas para baixar o Drawers.
Caso queira praticidade, use o Terminal. Digite nele:
sudo add-apt-repository ppa:ian-berke/ppa-drawers
Depois:
sudo apt-get update
&& sudo apt-get install drawers -y
Usando
No menu Unity, procure por Drawers. Irá aparecer o programa com esse nome ou Gavetas, caso o sistema esteja em português. Clique para usar e após crie uma gaveta.

Agora é só arrastar os programas para a área disponível. Para abrir um determinado programa, ou clique na gaveta da barra lateral, usando a área do aplicativo, ou clique com botão direito do mouse, para fazer aparecer o menu rápido do Unity.

E então? Gostou da dica? Não deixe de testar o Drawers e comentar seu teste em casa.
Esta foi a nossa coluna Dicas para Linux desta semana. Caso você queira colaborar conosco de alguma forma, seja enviando um post, uma sugestão de pauta ou dica, pode nos enviar um e-mail para [email protected]. Enquanto isso, veja outros artigos publicados nessa coluna:
- Conserte o bug do driver de vídeo proprietário do Ubuntu
- Capture a tela e mande para nuvem com ScreenCloud
- Como ler PDF diretamente no Firefox
Com informações de Web Upd8