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Gestão lógica de dados estabelecerá o futuro dos serviços bancários

O setor de serviços financeiros está em constante evolução. Embora os bancos comerciais e de varejo precisem continuar oferecendo serviços seguros e confiáveis, como sempre fizeram, eles também enfrentam o desafio de se adaptar a regulamentações mais rigorosas. Além disso, precisam ser ágeis o suficiente para competir contra as fintechs emergentes e atrair uma nova geração de clientes cada vez mais conectados e exigentes.

Essa urgência se torna ainda mais evidente quando se observa o mercado de fintechs no Brasil. O país lidera o setor na América Latina, com 1.592 empresas atuando, representando 58,7% do total da região, segundo o Fintech Report 2024. Nos últimos dez anos, as fintechs brasileiras captaram US$ 10,4 bilhões, o que corresponde a 66,7% do montante latino-americano, conforme o mesmo estudo.

Nessa constante transformação digital, o setor bancário precisa ter cada vez mais agilidade e eficiência na gestão de informações, especialmente quando se adota uma abordagem lógica. A Denodo, referência global em integração e gerenciamento de dados, tem demonstrado como a tecnologia pode ser uma aliada estratégica não apenas para gerar lucro a essas instituições, mas também oferecer uma experiência mais eficiente e transparente aos usuários desses serviços.

Hoje, muitos bancos utilizam data lakes, data warehouses em nuvem e até mesmo seus próprios data centers, assim como outras plataformas de dados para armazenar informações cruciais. Mas o grande desafio persiste: como extrair esses dados e entregá-los aos usuários de negócios no momento certo, em um formato acessível e que faça sentido para suas necessidades?

Segundo Marco Cavallo, Diretor de Canais e Vendas para o Setor Público da Denodo, as instituições financeiras precisam de métodos eficientes para fornecer dados a múltiplos usuários, a seus correspondentes, parceiros e agências, ou facilitar o acesso de autoatendimento. “Embora várias ferramentas de relatórios individuais extraiam dados da plataforma central e os entreguem a consumidores específicos, os bancos ainda carecem de uma abordagem unificada e ágil para fornecer dados a diferentes usuários, de maneira inteligente e personalizada”, afirma.

A Plataforma Denodo se destaca justamente nesse ponto. Ela simplifica e acelera o acesso a uma grande variedade de dados, mesmo em organizações com plataformas já estabelecidas. Com sua camada lógica, a Denodo abstrai os usuários de dados das fontes originais, permitindo o acesso e a manipulação de visualizações sem impactar os dados subjacentes.

Um exemplo de sucesso recente foi a colaboração da Denodo com uma grande instituição financeira cooperativa no Brasil, que conta com 8,5 milhões de associados. A solução implementada pela Denodo melhorou a governança de dados e reduziu em 70% o tempo de entrega das informações. Ao criar uma camada lógica que integra dados de diversas fontes, a plataforma permitiu que a instituição otimizasse a gestão e o uso das suas informações.

A vantagem lógica
A virtualização e gestão lógica dos dados resolvem vários desafios. “Lógico” significa que não está vinculado às restrições de nenhum sistema ou ferramenta de relatórios, o que torna a integração de dados muito mais fluida e eficiente. Ao eliminar a necessidade de repositórios físicos, ela também reduz os custos operacionais associados ao armazenamento físico e à manutenção de sistemas complexos.

Essa abordagem facilita ainda a implementação de políticas de governança de dados, garantindo a qualidade das informações e a conformidade com as regulamentações, além de proteger o acesso a dados sensíveis. Como Cavallo destaca, “uma estrutura lógica bem definida permite que as instituições financeiras adotem técnicas avançadas de análise de dados e inteligência artificial (IA) para extrair insights valiosos, melhorando a experiência do cliente e personalizando serviços com base em comportamentos e preferências”. 

A adoção de uma abordagem lógica para o gerenciamento de dados tem o poder de transformar a maneira como as instituições financeiras operam, tornando-as mais ágeis, eficientes e preparadas para enfrentar a concorrência crescente das fintechs. Com a Denodo, os bancos não apenas simplificam seus processos internos, mas também oferecem um serviço mais ágil e personalizado aos seus clientes, atendendo às exigências de um mercado em constante transformação. Com players mais eficientes, ganham não apenas as instituições, mas também seus clientes.  

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