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Crescimento das comunidades revela o fortalecimento da cultura organizacional e amplia oportunidades para líderes e empresas

A possível volta do Orkut, comentada nesta semana, trouxe novamente à tona o conceito de comunidade, considerada hoje por grande parte das empresas, uma das principais tendências para impulsionar o crescimento e a inovação nos negócios. De acordo com a pesquisa CMX Community Industry Trends Report de 2024, 71% dos respondentes dizem observar crescente interesse de suas organizações nesses espaços.

Com o avanço da tecnologia e a crescente complexidade do mercado, elas se tornam essenciais para o compartilhamento de conhecimento, a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções conjuntas. Essa ideia é intrínseca ao progresso, permitindo que indivíduos e empresas enfrentem desafios de forma colaborativa e inovadora.

Karine Silveira, Diretora de Pessoas e Sócia-fundadora da Impulso

“Além de promover inovação, as comunidades facilitam o networking estratégico e o benchmarking”, afirma Karine Silveira, Diretora de Pessoas e Sócia-fundadora da Impulso,  People Tech que, há 14 anos, é orientada ao aumento de capacidade e produtividade de médias e grandes empresas. “A interação entre líderes inovadores e visionários amplia as redes profissionais e abre novas oportunidades de negócio e desenvolvimento. O objetivo é permitir que cada liderança tenha um espaço de diálogo significativo, compartilhando práticas e resultados para descobrir novas oportunidades de melhoria”, complementa.

Para atender a essa necessidade, a Impulso desenvolveu “AVanguarda”, uma comunidade que reúne líderes e fundadores de grandes empresas, proporcionando experiências exclusivas e personalizadas que incentivam interações significativas e produtivas. Eventos e canais de comunicação são promovidos para facilitar a discussão de tópicos relevantes e a troca de ideias. 

No ambiente corporativo, a criação de comunidades fortalece a cultura organizacional e o senso de propósito entre os colaboradores, oferecendo um espaço para a troca de insights e desafios, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo e apoio mútuo. A pesquisa CMX Community Industry Trends Report de 2024 também relata que 81% dos respondentes disseram que é possível ver que esses espaços impactam positivamente as metas de seus negócios.

De acordo com Karine, desenvolver uma comunidade de sucesso na empresa envolve passos importantes, e para começar é preciso identificar objetivos em comum, já que orientações podem facilitar o desenvolvimento do potencial humano. Ela destaca que promover a inclusão e facilitar a comunicação é essencial. “Certifique-se de que todos os membros sintam-se bem-vindos e tenham a oportunidade de contribuir com suas ideias e perspectivas. Utilize ferramentas e plataformas que facilitem a interação entre os membros, como o Slack, Microsoft Teams e Google Workspace, promovendo discussões abertas e trocas de ideias.”

Através de suas experiências, ela afirma que o grande segredo das comunidades é oferecer valor agregado e conseguir manter a dinâmica. “Garanta que a participação ofereça benefícios tangíveis aos membros, como oportunidades de aprendizado, networking e crescimento profissional, além de organizar eventos regulares e atividades que mantenham todos engajados e motivados”. Karine também diz que incentivar e coletar feedbacks faz parte do processo. “Escute as necessidades e sugestões das pessoas para melhorar continuamente a experiência e alcançar os objetivos propostos. Essa é a principal forma de melhorar os processos.”.

Karine conclui falando que acredita que o fortalecimento de comunidades dentro e fora das empresas é uma estratégia eficaz para enfrentar os desafios contemporâneos e fomentar a inovação. “Ao conectar pessoas com objetivos similares, esse tipo de espaço ajuda a construir um futuro mais colaborativo e sustentável para todos. Ao investir nessa solução, as corporações não apenas fortalecem sua própria estrutura, mas contribuem para um ecossistema preparado para as dificuldades do amanhã”.

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