Quantas vezes você já enviou um e-mail incompleto ou errado por clicar acidentalmente no botão “enviar”? Se respondeu nenhuma, parabéns e continue atento. E caso use o serviço de e-mails com frequência, provavelmente um dia isso ou algo parecido irá acontecer.
Os desastrados de plantão, animem-se. A equipe do Gmail, pensando nesses usuários, está testando um novo e simples recurso que permite “desfazer” a ação de enviar uma mensagem. Mas calma, apesar de ser uma ótima ferramenta, ainda assim é limitado.
Para ativá-lo, é necessário colocar a interface do seu Gmail temporariamente em inglês – English (US) – nas configurações. Por fim, basta ir na guia Labs, em Settings (ou clicar no tubo de ensaio verde no canto superior direito da tela) e ativar o Undo Send – entre outras ótimas ferramentas. Depois, se preferir, você já pode voltar nosso português.
Agora, toda vez que você enviar um e-mail, a clássica barrinha amarela dos serviços Google aparecerá com a opção “Desfazer”. Nessa fase, pense muito rápido e clique lá nos próximos 5 segundos para… desfazer! Feito isso, o Gmail retorna a edição da mensagem. Agora basta anexar aquele arquivo importante que você esqueceu e enviar normalmente.
O funcionamento é muito simples. Um atraso de 5 segundos no envio do e-mail é adicionado. É nesse espaço de tempo que o usuário relapso pode desfazer a ação.
Infelizmente o tempo de 5 segundos é muito curto. Poderia ter a opção de aumentá-lo até cerca de 5 minutos. Alguns minutos é tempo relativamente pequeno para o envio/resposta de um e-mail e suficientemente grande para revisar a mensagem “enviada” ou lembrar do anexo. Entretanto, não é atoa que a ferramenta está em desenvolvimento no Gmail. Até ele ser implementado (ou não) muita coisa pode mudar.
Também não é atoa que a Google é conhecida como a gigante da Internet. Ela simplesmente reinventou o serviço de e-mail.
Via: Neowin.