Notícias

Dell vai vender ultrabook com Ubuntu

Depois de abandonar a venda de computadores com Ubuntu pelo seu site nos EUA, sendo apenas disponibilizado em vendas realizadas por telefone, a Dell vai voltar comercializar online equipamento com o sistema GNU/Linux da Canonical.

Em 2007 a Dell começou a vender computadores com Ubuntu depois de grande número de pedidos em sua página IdeaStorm. Em 2010 as vendas pelo site foram encerrada para diminuir a complexidade na compra, dando menos opções para seus consumidores, facilitando a escolha. De acordo com a empresa o foco era os equipamentos com maiores saídas, mais populares para seu público alvo.

Agora a empresa estadunidense vai vender o modelo top de linha da série Ultrabook XPS 13. O equipamento contará com tela de 13″, processador Intel Core i7, 4GB de RAM e 256GB de SSD.

A configuração bem diferente dos anteriores equipamentos vendidos com Ubuntu pré-instalado e o preço salgado, de US$ 1,499, tem uma explicação. O modelo será voltado para desenvolvedores e não para o público comum.

Com a atitude a Dell será a única das grandes empresas que disponibilizará um equipamento topo de linha  com Linux pré-instalado. No entanto os planos são de disponibilizar o Ultrabook XPS 13 com Ubuntu somente nos EUA.

No Brasil a empresa vende computadores básicos com Ubuntu e equipamentos para o público corporativo.

Com informações de TechCrunch.

Tags: Linux

Você também vai gostar

Leia também!