Cases de Sucesso

No mercado imobiliário, a transformação digital veio para ficar

Considerado tradicional e conservador quando o assunto é tecnologia e inovação, o mercado imobiliário já percebeu as vantagens da transformação digital. A burocracia que envolve a locação e a venda de imóveis, com visitas físicas, análises cadastrais e de crédito, e procedimentos de cartório tem sido simplificada com o uso de tecnologias por empresas do setor. Em Londrina, já é possível alugar um imóvel 100% online, da escolha do bem até a assinatura do contrato.

Foi no recesso de fim de ano, com os colaboradores em férias, que o empresário Denison Perfeito, dono de uma imobiliária instalada há 13 anos na cidade, percebeu a necessidade de usar a tecnologia como aliada do negócio. Ele conta que se viu com 12 aparelhos de celular nas mãos para buscar respostas para a dúvida de um dos seus clientes. Percebeu que era impossível gerenciar e medir a qualidade do atendimento prestado pela empresa por meio do aplicativo de mensagens.

“Foi ali que entendi que precisava de uma ferramenta com inteligência artificial, que fizesse a gestão do atendimento pelo WhatsApp. Depois da pandemia, identificamos a falta de mão de obra qualificada no mercado e resolvemos investir em tecnologia. Num setor concorrido como o nosso, é preciso se diferenciar pela qualidade e agilidade no atendimento”, afirma.

Na época, a empresa já oferecia algumas facilidades para agilizar o processo de locação e venda de imóveis aos clientes, como o aluguel sem fiador, apenas com o uso de cartão de crédito, e vídeos dos imóveis disponíveis para clientes de fora da cidade ou aqueles que não têm tempo de visitar as opções pessoalmente. Perfeito encontrou, dentro de Londrina, a solução para as principais “dores” do seu negócio e contratou uma plataforma que faz a gestão do atendimento de todos os canais digitais da imobiliária.

Roberto Moreira e Renan Salvador

“A gente não estava conseguindo atender o cliente do jeito que ele merece, de maneira rápida, com eficiência e precisão. Hoje, temos uma visão 360 do nosso atendimento digital, do primeiro contato até a conclusão da venda. Trabalhamos praticamente apenas online, pois automatizamos boa parte do processo administrativo. Trouxemos tudo para uma tela, de forma padronizada e com métricas. Conseguimos mensurar melhor os resultados e converter mais locações”, conta o empresário.

 

A tecnologia, que usa inteligência artificial para humanizar o atendimento ao cliente, foi desenvolvida pela Whizztech, uma startup londrinense, fundada há cerca de quatro meses pelos empreendedores Roberto Moreira e Renan Salvador. A ferramenta dispensa o uso de vários celulares e concentra os atendimentos em um único número. Desta forma, nenhuma mensagem se perde ou fica sem resposta. Moreira revela que a imobiliária aumentou em quase cinco vezes a quantidade de mensagens que recebe mensalmente após a padronização.

“A empresa investia em marketing digital, com tráfego pago para captação de clientes mas, como não tinha o atendimento online estruturado, deixava de converter quando os interessados entravam em contato. Com a nossa ferramenta, eles conseguiram aumentar em 75% as vendas”, destaca.

De acordo com Moreira, a tecnologia também auxilia a empresa em outras áreas, como no envio de extratos financeiros a proprietários de imóveis, na solução de dúvidas jurídicas ou contábeis, e nos pedidos de manutenção. Graças à automação, os colaboradores da imobiliária não precisam mais gastar tempo para atender solicitações de documentos, já que é possível resolver tudo pelo WhatsApp. Bom para o cliente, que tem seu pedido prontamente atendido, e para a imobiliária que, além de oferecer um bom atendimento, pode investir esforço na estratégia do negócio.

O mundo mudou e o comportamento do consumidor também. Quem procura um imóvel para alugar ou comprar recorre, primeiro, à internet. Mas, a transformação digital vai além de ter um bom site e divulgar ofertas nas redes sociais, passa pelas empresas oferecerem aos clientes uma experiência diferenciada, por meio de inovações tecnológicas capazes de simplificar e agilizar processos burocráticos, poupando custos e tempo das partes envolvidas no negócio.

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