O padrão 802.11ax, mais conhecido como Wi-Fi 6, é a geração mais recente de rede sem fio. Possibilitando conexões wireless muito mais rápidas, a nova tecnologia tem um ganho equivalente a 40% em velocidade comparado com a configuração anterior, como apontam testes realizados pelos canais da imprensa CNET e CIO. Dentro das condições ideais, o WI-FI 6 possui a capacidade de até 12 gigabits por segundo nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz.
“Este novo padrão suporta mais dispositivos conectados ao mesmo tempo sem que haja perda na qualidade de conexão. Isso favorece os ambientes corporativos e famílias com muito integrantes, onde há a necessidade de mais pessoas acessando a rede simultaneamente”, aponta Marcello Liviero, Diretor Nacional de Vendas da TP-LINK no Brasil.
Abaixo, o especialista lista os principais diferenciais da sexta geração da tecnologia de redes sem fio. Confira:
• Mais velocidade:
O Wi-Fi 6 permite taxas de transferência de até aproximadamente 1.201 megabits por segundo, ganho expressivo diante da máxima de 866 Mb/s disponibilizadas pela geração anterior. O roteador também é capaz de dividir canais para até 30 dispositivos diferentes ao mesmo tempo com um único canal, assegurando maior estabilidade e velocidade.
• Economia de energia:
Esse padrão permite que os dispositivos funcionem por meio de baterias, como celulares e notebooks, utilizando uma tecnologia que negocia tempo e volume de informações trocadas com a rede. “O dispositivo ganha mais controle sobre o Wi-Fi e pode colocar o transmissor para hibernar temporariamente, diminuindo significativamente o consumo de energia”, explica.
• Segurança:
Para serem comercializados, além do suporte para recursos específicos, como OFDMA, MU-MIMO, beamforming, 1024-QAM e Target Wake Time, é fundamental que os roteadores ofereçam suporte à criptografia WPA3, do contrário, não recebem certificado da Wi-Fi Alliance.
· Tecnologia Wi-Fi 6—O Archer AX10 vem equipado com a mais recente tecnologia sem fio, Wi-Fi 6, para velocidades mais rápidas, maior capacidade e menor congestionamento da rede.
· Velocidades de próxima geração de 1.5 Gbps:
O roteador dual band Archer AX10 atinge velocidades ainda mais rápidas de até 1.5 Gbps (1201 Mbps na banda de 5 GHz e 300 Mbps na banda de 2.4 GHz).
· Conecte dezenas de dispositivos:
Mais conexões simultâneas e latência reduzida com OFDM e MU-MIMO.
· CPU com três núcleos:
Resposta instantânea a toda a sua atividade de rede com uma CPU com três núcleos de 1.5 GHz.
· Ampla cobertura:
Com 4 Antenas e a tecnologia Beamforming que concentra o sinal individualmente em cada cliente para uma melhor cobertura.
· Portas Gigabit:
Aproveite ao máximo a velocidade de banda larga de até 1 Gbps.
· Fácil Configuração:
Conclua a configuração em minutos com o aplicativo Tether.
Abel Alves2782 posts
https://www.guiadopc.com.brAbel Alves é Engenheiro Eletrônico e Mestre em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e Doutor em engenharia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em 1998 começou a escrever a coluna Solucionática no Jornal do Brasil e colaborar também com outras publicações. Foi consultor e comentarista do programa de TV Hipermídia (GNT-Net) e também do Canal Futura. Ex-professor do IME e da PUC-RJ, hoje é professor de Engenharia na UEM. Na Internet, além de fundador do Guia do PC , foi colunista do TCInet (Editora Abril), ForumPCs e do portal Terra. Atualmente é editor chefe do Guia do PC e colunista do Clube do Hardware.