Notícias

CES 2014 – Dia 2

Grande parte dos lançamentos ocorre nos dois primeiros dias da CES (Dia “zero” e Dia 1), o que não quer dizer que o Dia 2 seja monótono. Até aparece alguma coisa interessante. Mas hoje vou falar de um assunto que, devido à diferença de fuso entre Las Vegas e Maringá, não pude comentar ontem: O anúncio feito pela Sony do serviço PlayStation Now.

O PlayStation Now é um serviço que poderíamos resumir como “Jogos na Nuvem”. Ele funciona praticamente em qualquer dispositivo – até mesmo smartphones – porque os jogos não rodam localmente. Servidores bastante parrudos executam os jogos e enviam as telas dos jogos para os dispositivos. Da mesma forma, os comandos do jogador são enviados para a nuvem (servidores). O sistema não requer necessariamente uma conexão com a internet extremamente rápida, mas exige um com latência muito baixa, de modo que o tempo entre você apertar um botão, e o tempo que você percebe a reação, é o mais curto possível.

PlayStation Now
PlayStation Now

Com a popularização da nuvem, este já era um lançamento esperado. A Sony foi o primeiro peso pesado da indústria a apostar nessa tendência. A grande vantagem é que o console não precisa existir. Até uma smart TV pode ser utilizada para o serviço que será cobrado na forma de aluguel . Assim, você pode rodar seu jogo favorito de PS3 (ou PS4) num tablet, por exemplo.

O PlayStation Now já está disponível para alguns felizardos e quem testou lá na CES, diz que funciona muito bem. Resta saber como irá se comportar em terras tupiniquins com essa Internet “podre” que temos por aqui.

Amanhã eu volto com mais pitacos sobre a CES 2014. Um grande abraço para todos!

Tags: CES 2014, Hardware, Software

Você também vai gostar

Leia também!