Enquanto falava na JP Morgan’s Media & Telecom Conference, Tami Reller, responsável pelo marketing e finanças de Windows, disse que o Windows 8.1 está de fato confirmado com este nome (como confirmamos anteriormente aqui no Guia do PC) e que ele será uma atualização gratuita.
O futuro do Windows agora será ditado por atualizações constantes, que incrementarão o sistema operacional. Assim começará com o Windows 8.1. O update será gratuito para usuários do Windows 8 e será distribuído através da Windows Store – se você achou que ia escapar do Windows 7 direto para o novo sistema de graça, caiu do cavalo. Provavelmente, para receber as próximas atualizações, será necessário uma cópia original do Windows 8 de qualquer maneira.

A primeira atualização provavelmente será lançada no fim do ano e ficará apenas a um download de distância dos usuários. Os aplicativos da interface moderna continuarão sendo atualizados normalmente a parte.
O primeiro preview público do novo sistema já tem data marcada: 26 de junho. Nós já havíamos descoberto que ele sairia naquele mês, mas não tínhamos certeza do dia. Daqui a pouco mais de um mês, os usuários de Windows 8 e Windows RT poderão instalar normalmente o preview em suas máquinas. A Microsoft não informou o que terá na build disponibilizada ao público. A julgar pelos últimos vazamentos, algumas coisas vão mudar. Já existem rumores que indicam a volta do botão Iniciar na área de trabalho e também uma opção específica para que o sistema inicialize já pulando a interface moderna para o desktop. São coisas bem difíceis de acontecer, só nos resta esperar e ver o que virá de novo neste atualização incremental.
O dia 26 de junho cairá exatamente no primeiro dia da BUILD 2013, evento da Microsoft para desenvolvedores, que acontecerá em San Francisco. O que você acha que virá de bom no Windows 8.1?
[Microsoft]