Notícias

Teste do roteador TP-Link Archer AX10

A TP-Link é uma das maiores fornecedoras de produtos de rede para consumidores residenciais e pequenas e médias empresas e é a fornecedora número 1 do mundo de dispositivos Wi-Fi*, com produtos disponíveis em mais de 170 países para bilhões de clientes. Seus roteadores são muito conhecidos aqui no Brasil. O Guia do PC recebeu o roteador TP-Link Archer AX10, também conhecido como TP-Link AX1500. A seguir vamos ver como este equipamento se comportou nos testes.

Visão Geral

  • Tecnologia Wi-Fi 6—O Archer AX10 vem equipado com a mais recente tecnologia sem fio, Wi-Fi 6, para velocidades mais rápidas, maior capacidade e menor congestionamento da rede.
  • Velocidades de próxima geração de 1.5 Gbps—O roteador dual band Archer AX10 atinge velocidades ainda mais rápidas de até 1.5 Gbps (1201 Mbps na banda de 5 GHz e 300 Mbps na banda de 2.4 GHz). †
  • Conecte dezenas de dispositivos—Mais conexões simultâneas e latência reduzida com OFDM e MU-MIMO.
  • CPU com três núcleos—Resposta instantânea a toda a sua atividade de rede com uma CPU com três núcleos de 1.5 GHz.
  • Ampla cobertura—Com 4 Antenas e a tecnologia Beamforming que concentra o sinal individualmente em cada cliente para uma melhor cobertura. †
  • Portas Gigabit—Aproveite ao máximo a velocidade de banda larga de até 1 Gbps.
  • Fácil Configuração—Conclua a configuração em minutos com o aplicativo Tether.

Caixa e conteúdo

Nas imagens a seguir vemos a caixa do produto e o seu conteúdo:

 

O roteador em si é mostrado nas figuras abaixo:

 

 

 

Instalação e Configuração

A instalação é muito simples. Basta ligar o roteador na tomada usando o adaptador incluso e ligar o cabo de rede do seu fornecedor de Internet à entrada WAN do roteador. Finalmente basta apertar o botão de energia na parte traseira do roteador para que ele funcione.

Assim que os leds da parte frontal estiverem acesos o roteador está pronto para ser configurado. Basta acessar o endereço: http://192.168.0.1 através de qualquer navegador e entrar na tela de configuração do roteador.

É importante observar que o seu computador tem que estar conectado ao roteador. Se estiver usando um cabo de rede, utilize qualquer uma das portas do roteador (LAN1, …, LAN4). Senão, conecte-se à rede sem fio do roteador (tem nome TP-Link_…). Se pedir senha, aperte o botão WPS/Wi-fi na parte traseira do roteador. Se tudo estiver OK, deve aparecer uma tela assim:

A tela acima é utilizada para configurar a senha de acesso ao roteador. Não é a senha de Internet. É uma senha para que você possa acessar a página de configuração do roteador. Use uma senha segura e guarde em um local seguro (sugiro usar um gerenciador de senhas como o LastPass). Em seguida você terá acesso à tela de configuração do roteador. Mas, como foi a primeira vez que eu acessei, o roteador instalou uma atualização de firmware, como podemos ver na tela seguinte:

Logo após a atualização eu entrei na tela principal de configuração:

Para a maioria dos usuários, basta escolher a opção Wi-fi:

Na tela acima defina as senhas de Wi-fi para as redes de 2,4 GHz e 5 GHz. Depois é só salvar e começar a usar o roteador.

Uma dica é usar o APP de configuração Tether da TP-Link. Para acessá-lo é só apontar a câmera do celular pro QRcode que está na caixa do produto. No caso do Android cai nessa página:

 

Testes

Testei, basicamente, velocidade e alcance. As velocidades obtidas foram excelentes. Consegui alcançar downloads de 500 MBps e uploads de 250 Mbps em minha rede sem fio usando uma placa compatível com Wi-fi6. Ou seja, no meu caso, eu consegui atingir o limite de minha conexão usando conexão Wi-fi. Usando uma placa que não era compatível com o padrão Wi-fi6 de um notebook eu não atingi o limite, mas apenas no download. Isso, provavelmente, dev ser uma limitação da placa do notebook.

Em relação ao alcance, posso classificar como bom. Diria que em áreas de até 200 m2 , mesmo com paredes, o sinal Wi-fi deve ter boa potência. Já testei roteadores com sinal mais forte, mas eles tinham mais antenas e custavam bem mais.

Esse roteador é encontrado no mercado por preços que variam de R$ 700 a R$ 1000

 

Conclusões

O Roteador Archer é uma ótima opção para que quer atingir mais velocidades nas conexões wi-fi. Eu, definitivamente, recomendo o produto. Senti falta de uma porta USB no roteador que poderia ser utilizada para conectar impressoras, drives externos etc. Também seria interessante que ele permitisse uma configuração em “mesh” aumentando o alcance e a estabilidade do sinal sem fio.

 

Pontos positivos:

– Velocidade wi-fi / Suporte ao padrão Wi-fi6

– Portas LAN Gigabit

– Facilidade de configuração

 

 

O que pode ser melhorado:

– Falta de porta USB

– Compatibilidade com padrão Mesh

– Preço

 

 

 

 

 

Tags: ArcherAX10, TP-Link

Você também vai gostar

Leia também!