Notícias

AVG conseguiu detectar vírus em DLL legítima do Windows

O AVG, software que já reinou no mundo de softwares antivírus gratuitos e, por motivos desconhecidos, ainda é o mais baixado em certos sites de downloads, lançou, no domingo passado, uma atualização das assinaturas de vírus que tinha tudo para ser normal.

Porém, não foi bem o que aconteceu: por um “pequeno erro”, os usuários que se preocuparam em se manter seguro, atualizando seu antivírus, se deram mal. A atualização detectava o user32.dll, DLL responsável por interfaces gráficas dos programas (como caixas de diálogo, gerenciamento de janelas, botões…) como possuindo um trojan PSW.Banker4.APSA ou Generic9.TBN.

Cuidado. Sua user32.dll está infectada. Delete-a imediatamente e tente ligar o computador depois.
Cuidado. Sua user32.dll está infectada. Delete-a imediatamente e tente ligar o computador depois.

Os usuários dos sistemas afetados – a saber, Windows XP com Service Pack 2 ou 3, nos idiomas alemão, francês, italiano, espanhol e o nosso português – que seguiram a recomendação do antivírus, de mover para a quarentena ou deletar o “trojan”, obviamente não conseguiram mais iniciar o sistema.

Para restaurar o arquivo, basta utilizar o console de recuperação, do CD do Windows. Mais informações no Knowledge Base da Microsoft (em tradução horrorosa para o português ou o artigo original, em inglês).

Fonte: FayerWayer.

Tags: Segurança, Windows

Você também vai gostar

Leia também!