Carreiras Digitais & CiaNotícias

SESI realiza maior competição brasileira de robótica e seminário internacional de educação em Brasília

Entre os dias 11 e 15 de março, o Serviço Social da Indústria (SESI) realizará o  Festival SESI de Educação, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O evento reúne o Seminário Internacional SESI de Educação, com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros, e a maior competição brasileira de robótica, que serve como classificatória para o mundial da FIRST, nos Estados Unidos. Neste ano, serão 2,5 mil estudantes divididos entre 270 equipes das cinco regiões do país.

“O festival não é apenas uma forma de inspirar novas gerações a explorarem ciência, robótica e engenharia, mas também um meio de fortalecer a conexão entre educação, economia, mercado de trabalho e indústria. Queremos impulsionar a inovação na educação do Brasil para que o país acompanhe as principais economias mundiais”, destaca o diretor-geral do SESI, Rafael Lucchesi.

Neste ano, o seminário discutirá desafios e oportunidades para a educação integral, entre 11 e 12 de março. Entre quinta e sábado (11/3 a 15/3), os visitantes poderão assistir a competições de quatro modalidades de robótica – que vão desde miniaturas de carros de Fórmula 1 a robôs de 1,2 metro de altura e 56 kg. O público também poderá participar de oficinas maker e interagir com 10 aparatos do SESI Lab itinerante. As atividades estarão distribuídas em dois andares do CICB.

Para facilitar o acesso, o Festival oferecerá transporte gratuito saindo do SESI Lab, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.

Torneio de robótica é passaporte para mundial nos Estados Unidos

Cerca de 2,5 mil estudantes de escolas públicas e particulares participarão da competição após meses de dedicação e torneios regionais classificatórios. Formadas por jovens com idades entre 9 e 19 anos, as equipes mostram habilidades em programação, construção dos robôs e nos projetos de inovação e ações sociais norteadas pelo tema da temporada, sobre oceanos.

Mais que o reconhecimento nacional, os vencedores de cada modalidade garantem vaga no torneio mundial da FIRST, sediado em Houston, nos Estados Unidos, entre 16 e 19 de abril. A disputa em Brasília classificará 10 equipes para a competição internacional:

  • 3 na FIRST Lego League Challenge (FLLC),
  • 3 na FIRST Tech Challenge (FTC),
  • 4 na FIRST Robotics Competition (FRC).

Desde que o SESI passou a organizar as competições da FIRST no Brasil, em 2012, mais de 45 mil estudantes participaram dos torneios, acumulando mais de 110 prêmios internacionais apenas na modalidade iniciante (FLLC).

“Essas conquistas fazem o Brasil ganhar cada vez mais projeção internacional e, consequentemente, conquistar mais vagas nas competições mundiais. Na categoria FLL, os brasileiros já são reconhecidos mundialmente e tietados em Houston”, lembra o superintendente de Educação do SESI, Wisley Pereira.

Educação integral é tema desta edição do Seminário de Educação 

Na tarde do dia 11 e na manhã do dia 12 de março, especialistas vão abordar pautas sobre educação integral no Seminário Internacional SESI de Educação. A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá; Hector Ruiz Martin, o pesquisador da Universidade Autónoma de Madrid (UAM); a gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Ana Zuanazzi; e a socióloga líder da Estratégia de Juventude América Latina da Ashoka, Helena Singer, estão entre os painelistas confirmados.

Promovido em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o evento discutirá caminhos para uma educação mais inclusiva, cidadã e adaptada às necessidades de cada indivíduo, considerando as diversas dimensões da vida e do aprendizado.

A participação é gratuita, basta se inscrever na página do Seminário Internacional SESI de Educação.

Você também vai gostar

Leia também!