NotíciasPesquisas & Estudos

80% dos escritórios de PMO não sobrevivem ao quarto ano de operação, afirma pesquisa

O mercado de Project Management Office Corporativo (PMO), ou escritório de gerenciamento de projetos, em tradução livre, tem demonstrado um potencial de crescimento importante, já que é responsável por garantir a qualidade dos projetos nas organizações, assim como o desempenho de cada etapa de execução. Uma prova dessa expansão é que, em segmentos como Engenharia, a gerência de projetos voltada ao PMO é considerada uma das habilidades mais difíceis de encontrar e também uma das mais valorizadas, de acordo com a pesquisa “Guia Salarial 2024”, da Robert Half.

De qualquer maneira, não há isenção de desafios para negócios deste segmento. O recém-lançado e-book “O Futuro da Gestão de Projetos: Transformações e Tendências para 2025”, da Nortrez, hub de tecnologia Software as a Service – SaaS para empresas, revela que 80% dos escritórios de PMO não sobrevivem ao quarto ano de operação.

O material, desenvolvido com o apoio da monday.com a partir de entrevistas realizadas em novembro de 2024, busca oferecer insights de oito grandes especialistas brasileiros da área. Dentre os principais desafios do setor, foi destacada a gestão de pessoas.

Para Alexandre Schio, CEO da Nortrez, o conteúdo é eficiente por fornecer uma análise aprofundada sobre as mudanças e tendências que moldarão a gestão de projetos em 2025. “Projetos são feitos por pessoas e para pessoas. Nosso e-book reúne as melhores práticas e reflexões de especialistas para ajudar empresas a superar desafios e se prepararem para o futuro do mercado”, afirma.

Tendências de gestão de projetos para 2025

Entre os pontos destacados no material, estão:

  • Automação e inteligência artificial: tecnologias avançadas, como análise preditiva e IA, estão revolucionando a forma como projetos são planejados, monitorados e executados, trazendo mais agilidade e precisão. Isso deve permear este ano.
  • Liderança com foco em pessoas: o gestor do futuro precisará equilibrar habilidades técnicas e comportamentais, liderando equipes multidisciplinares com empatia e comunicação eficaz.
  • Integração tecnológica na 5ª Revolução Industrial: a automação de processos e a colaboração em tempo real tendem-se a ser indispensáveis para aumentar a eficiência e competitividade.

Especialistas de peso para a construção de um conteúdo eficiente

O e-book reúne as perspectivas de Guilherme Amorim, Gerente de Projetos na Dasa, Felipe Moraes, Diretor do PMO no Project Management Institute (PMI) Angola e Presidente do PMI Minas Gerais, Bruno Lourenço, especialista em Gerenciamento de Projetos e Estratégia de Negócios, e Sérgio Mota, Presidente do PMI Paraná.

Ainda, a construção contou com as expertises de Júnior Rodrigues, VP de Operações e Inovação da iLAB, e CEO da Gespro, Wanda Marques, Líder de Projetos Sociais, Heloiza Magrin, CEO da Softmag e Mônica Mancini, Presidente do PMI São Paulo e Head de tecnologia da LL Loyalty. De acordo com Schio, todos os nomes foram complementares para uma visão dedicada e rigorosa sobre o desenrolar do segmento neste ano.

“Essas vozes renomadas compartilham suas visões sobre o impacto das tecnologias emergentes e a crescente relevância das habilidades interpessoais na gestão de projetos. Todas elas, sem exceção, foram decisivas para conseguirmos construir algo de confiança, em que os negócios podem se basear para ter sucesso”.

O material está disponível para download no site da Nortrez. A empresa convida gestores, líderes de equipe e profissionais da área a explorarem o conteúdo e se aprofundarem nas tendências que prometem redefinir o futuro da gestão de projetos no Brasil. Para mais informações, basta acessar:https://lp.nortrez.com/ebook-o-futuro-da-gestao-de-projetos.

Você também vai gostar

Leia também!