Estão abertas as inscrições para o projeto Diversitech Academy, um treinamento gratuito e online em desenvolvimento de software para pessoas com deficiência (PcD). A iniciativa é da BASF, empresa alemã e líder mundial na área Química, em parceria com a Gama Academy, escola que forma profissionais para o mercado digital. Ao todo, 50 pessoas em todo país serão selecionadas e terão aulas de Phyton, linguagem de programação, com professores atuantes no mercado.
“O objetivo do programa é aumentar o número de Profissionais com deficiência no mercado de trabalho de tecnologia, democratizando o acesso deles à formação técnica e aumentando as chances de colocação no mercado profissional”, afirma Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy. Além de conteúdos teóricos e práticos, a escola entende a importância de desenvolver, as soft skills, habilidades comportamentais essenciais, como proatividade e o trabalho em equipe, características relevantes para qualquer tipo de atuação profissional.
“Essa iniciativa faz parte da estratégia de engajamento social que a BASF implementa junto às comunidades em que atua. Sem dúvida a capacidade de lidar com tecnologia é uma das habilidades mais exigidas atualmente. Queremos com essa parceria aumentar a empregabilidade das pessoas com deficiência, desenvolvendo competências que poderão ser exercidas no mercado de trabalho”, afirma Karina Chaves, gerente de Diversidade e Inclusão da BASF.
Para concorrer a uma vaga, é necessário anexar laudo médico que descreva a deficiência, ter mais de 20 anos e experiência na área de programação. As inscrições devem ser realizadas pelo site DiversiTech – Powered by Gama Academy até o dia 19/09. As aulas acontecem entre 28/09 e 22/10, em formato online.