Ainda no evento de hoje em que o Google anunciou o Android 4.3 e o novo Nexus 7, foi revelada pelo Google uma novidade que é muito bem-vinda em sua linha de produtos. O Chromecast tem como principal proposta levar o Google Chrome para a sua TV. Trata-se de um pequeno dispositivo controlado por qualquer dispositivo que consiga rodar o navegador do Google que é ligado na sua televisão através de algo parecido com um pendrive.
As semelhanças do Chromecast com os dongles chineses com Android que são vendidos por aí se limitam ao formato físico e às conexões: Ele mede apenas cinco centímetros e você conecta ele diretamente à entrada HDMI da sua televisão e liga a outra extremidade a alguma porta USB da TV ou ao adaptador para tomada incluso no pacote (caso a energia da porta USB seja insuficiente). E é só ligar para ver que se trata de uma proposta diferente: O Chromecast não usa um controle remoto. Nem um teclado ou um mouse: O controle do dispositivo é totalmente feito pelos aplicativos que suportam o recurso, compatível com iOS, Android, PC e Mac. Controlá-lo não deve ser um grande problema, já que praticamente qualquer um tem algum computador ou gadget capaz de rodar o Chrome atualmente, embora alguns provavelmente sentirão falta de um controle remoto na sala.
Em comparação (inevitável) com o AirPlay da Apple TV, o Chromecast é capaz de espelhar apenas a janela do Chrome, o que é suficiente para a maioria dos usuários, mas pode não agradar a todos. Uma grande vantagem do Chromecast é o quão aberto ele é a novas possibilidades. Isso porque o Google disponibilizou desde já um kit de desenvolvimento de software (SDK) para que desenvolvedores de todo o mundo possam estar implementando os recursos em seus próprios aplicativos. Provavelmente a adição de mais aplicativos suportados irá tornar o gadget ainda mais atraente em algumas semanas, mas de início, ele é compatível com os aplicativos do Netflix, Youtube, Play Music e, claro, o navegador Chrome.

O Chromecast já está disponível para compra em algumas lojas online norte-americanas (inclusive a do Google) e deve chegar às lojas físicas no próximo dia 28 custando (pasmem) apenas 35 dólares. É uma pena pensar que esse valor provavelmente seria triplicado caso o dongle seja vendido no Brasil. De qualquer forma, aparentemente o Google anda levando seus planos de dominação global a sério. Primeiro o seu computador, depois o seu bolso, agora a sua TV.