Um dos principais problemas do Chrome OS em relação a outros sistemas operacionais é que ele era praticamente um navegador Chrome rodando sozinho em uma máquina dedicada. O Google percebeu isso há algum tempo e começou a trabalhar para diferenciar um pouco o sistema operacional, dando forma e vida a ferramentas próprias que ajudam na produtividade do usuário frente ao sistema. Graças a isso, o sistema operacional dos Chromebooks vem ganhando novas ferramentas, como um gerenciador de arquivos, uma interface baseada em janelas e por aí vai.
A mais recente mudança vista no Chrome OS é o suporte a edição de arquivos do Office através de uma integração com o QuickOffice, que chegou recentemente no canal Dev do sistema. A nova ferramenta dá seus primeiros passos permitindo que arquivos do Word e Excel possam ser alterados e salvos nativamente.

A promessa de integrar a edição de documentos nativa havia sido feita na época da chegada do Chromebook Pixel, há aproximadamente três meses. Durante o anúncio do notebook, Sundar Pichai, até então vice-presidente sênior de Chrome, disse que aquilo “completava a história para muitos usuários”, usuários estes que queriam algo além do Google Docs.
Para ativar o novo recurso, é necessário estar no canal Dev do Chrome OS e ir em chrome://flags
, encontrar a opção de edição de documentos, ativá-la e reiniciar a máquina. É claro que ainda existem muitos bugs a serem reparados, por isso, ainda não está disponível para todos.
Não, este recurso não está disponível no navegador Chrome ainda — eu procurei.
[Engadget]