Contrariando o que foi dito em março de 2012, quando o Posterous foi comprado pelo Twitter, o blog oficial da plataforma anunciou na última semana que as atividades do serviço serão suspensas permanentemente. Em seu post de despedida, Sachin Agarwal, fundador da plataforma, disse que o fim do Posterous ocorreu em função do deslocamento da totalidade dos esforços da empresa para o Twitter (Alguém surpreso?).
O Posterous é (foi?) um serviço de hospedagem gratuita de blogs que tem como principal diferencial o foco na simplicidade da ferramenta – era possível postar até por e-mail, inclusive com mídias como imagens e vídeo – e o foco no conteúdo em vez da forma. Uma excelente alternativa às plataformas mais conhecidas, como Blogger e WordPress. Era a preferência de quem queria apenas escrever, de forma simples e direta, sem ter que se preocupar com plugins, configurações no código-fonte, etc.

Os usuários da plataforma não precisam entrar em pânico ainda: Os serviços estão programados para serem desligados no dia 30 de abril. Pouco mais de dois meses para que os futuros sem-teto arrumem suas malas e migrem para outro serviço. Não sabe pra onde ir? O Guia do PC te ajuda a escolher um novo lar para o seu blog. Veja as principais opções gratuitas:
Tumblr: Talvez a alternativa que mais se aproxime ao Posterous, o Tumblr também pode servir perfeitamente como blog pessoal. Não tem facilidades como postar diretamente do e-mail nem recursos avançados como o WordPress, mas conta com um editor pronto para lidar com vários tipos de posts, como textos, citações, vídeos ou links. Com a ajuda de uma ferramenta externa, pode importar automaticamente todos os posts do Posterous. O JustMigrate, gratuito para importação de até 100 posts.
WordPress.com: Embora seja um pouco mais complexo e cheio de recursos que o Posterous, o WordPress também atende quem só quer ter um espaço pra postar. Extremamente confiável. Conta com opções pagas para usuários em busca de recursos mais avançados. Também pode importar os posts do Posterous, caso o usuário tenha os exportado em formato .zip.