Surface vendeu apenas metade do esperado para o quarto trimestre fiscal. Dos 2 milhões de tablets projetados, a Microsoft teria vendido somente 1 milhão, é o que afirmar Brent Thill, analista da companhia financeira suíça UBS. Segundo Thill, as perspectivas não são das melhores e as vendas podem piorar no próximo trimestre.
Um cenário mais catastrófico para a Microsoft foi previsto pela empresa de pesquisas de mercado IHS iSuppli. Rhoda Alexander, analista da firma americana, afirma que menos de 1 milhão de Surface teria sido comercializado.
Se vermos os números do iPad, da Apple, o tablet líder de mercado vendeu em apenas 3 dias 3 milhões de unidades. No mesmo trimestre a empresa de Cupertino conseguiu vender 14 milhões de iPad, sendo um número considerado fraco.
O curioso é que as opiniões dos analistas contrastam com declarações da Microsoft. A empresa de Redmond assegura que está aumentando a produção em razão da crescente demanda pelo Surface.
Apesar das divergências em analistas e Microsoft, pelo menos a companhia suíça é otimista quanto ao Surface Pro, o tablet de arquitetura x86 da Intel. Ele seria uma alternativa viável para o mercado corporativo, que poderia usufruir de todo o legado da plataforma Windows para desktop.
O certo é que a Microsoft irá mudar sua estratégia de comercialização de seu tablet. Com as vendas restritas às lojas da própria empresa, isso pode ter contribuído para o possível fracasso do Surface em seus primeiros meses de nascimento. A companhia já está com parcerias no varejo, que aumentará em muito os pontos de vendas e o acesso ao consumidor.
Porém, quanto a outro ponto relevante, o preço, que está no mesmo patamar do iPad, referência do mercado e sucesso de público, não será alterado. Isso pode resultar em mais complicações, principalmente pelo crescente aumento de demanda por tablets com Android e pelos agressivos preços do Nexus 7 e Nexus 10, tablets da Google, que partem de US$ 249, contra US$ 499 do produto mais barato da Microsoft.
Faça sua bola de cristal trabalhar. Será que o Surface vai dar a volta por cima? Qual sua aposta?
Com informações de Business Insider e The New York Times.