Falar da Microsoft para alguns não é falar de inovação. No entanto, antes de dar sua opinião a esse respeito, é recomendável observar algumas das futuras inovações que a gigante de Redmond quer tornar realidade.
Parece que a antiga empresa de Bill Gates, e agora comandada por seu grande amigo Steve Ballmer, tem investido bastante no processo de invenção. Não é de surpreender que a Microsoft investiu em 2011 cerca de US $ 9,6 bilhões em P&D (pesquisa e desenvolvimento). Muito dinheiro, e que deve render projetos muito bons, como os exemplos que podemos conferir abaixo.
O primeiro exemplo foi batizado de LightSpace. É uma mistura entre realidade aumentada e projeção em qualquer superfície. O sistema deve ser instalado em uma sala e calibrado, mas uma vez que isso é feito, podemos interagir com telas projetadas em diferentes superfícies. No vídeo podemos ver como as telas na mesa são movidas, redimensionadas, e enviadas para outra posição.
Temos também uma variação desta tecnologia no projeto OmniTouch, onde o participante leva um pequeno projetor que é usado para inserir as telas interativas em diferentes elementos.
O projeto Skinput pretende que você utilize braços e mãos como interface de entrada de comandos. Tocando em vários pontos podemos usar nosso corpo como diferentes teclas.
Então nós encontramos vários projetos que trabalham com Kinect, fornecendo ao sistema novas funcionalidades. Por exemplo Kinect Fusion que faz uma modelagem 3D do objeto visto, KinectTrack para rastrear objetos em múltiplas dimensões e Superkid, que permite criar um filme interativo com elementos de realidade aumentada.
Outra área de inovações da Microsoft é a sala de estar. Um dos projetos pretende criar uma grande parede magica, que pode levá-lo para outros mundos (figuradamente). Seria uma grande tela onde você pode interagir e que iria usar a tecnologia 3D sem óculos e rastreamento de movimento para que você possa se sentir imerso na ação.
Outra abordagem seria usar projeção de 360° e rastreio do movimento para construir um mundo virtual em torno do televisor, algo que estaria voltado para o mundo dos jogos.
Um ponto a ter em mente com tanta tecnologia de projeção em várias superfícies é o computador que está por trás disso. Para permitir que o poder de computação necessário para projetar gráficos tão avançados não seja um problema, eles estão desenvolvimento uma técnica chamada de Foveated Rendering, em que se rastreia onde está o foco do usuário para processar com alta qualidade gráfica. A imagem quem não estiver sendo observada tem sua qualidade reduzida e, assim, os recursos são otimizados.
Embora todos estes projetos pareçam incríveis, todos eles e outros parecidos utilizam apenas 10% do orçamento de P&D. O restante vai para a divisão de computação em nuvem. No Windows 8 e Office 2013 para melhorar as capacidades do SkyDrive e a sincronização de arquivos. E no Xbox se fala de um novo console que poderia melhorar ao longo do tempo, graças a certos processos de computação também ajudados pelas possibilidades da nuvem, ou seja, fora da máquina.
Finalmente, confira mais um vídeo que resume algumas das ideias que passam pelas mentes da Microsoft para o futuro de nosso mundo. Parecem cenas de filmes de ficção científica, mas agora sabemos que eles não estão de braços cruzados e tem muitos projetos em andamento e desenvolvimentos que podem tornar esses sonhos em realidade mais rapidamente do que pensamos.
http://www.youtube.com/watch?v=a6cNdhOKwi0