A distribuição irlandesa Linux Mint tem uma nova integrante. “Nadia“, a versão 14 do sistema, que está em primeiro no ranking da DistroWatch, chegou com muitas novidades, mas mantendo a tradição de locar nomes de mulheres terminados com a letra “a” e iniciados seguindo o alfabeto em uma ordem crescente (versão 13 tinha como codinome “Maya”, iniciado com “M”).
Quais são as principais novidades?
- MATE 1.4
- Cinnamon 1.6
- MDM
- Gerenciador de programas
- Melhorias ao nível de sistema e visual
- Kernel 3.5
MATE e Cinnamon
Baseada no sistema da Canonical, o Ubuntu, a distribuição comunitária traz como diferencial dois ambientes gráficos, fugindo do ao mesmo tempo odiado e amado Unity. Nessa versão 14 a equipe de desenvolvedores colocou o MATE 1.4, um fork do Gnome 2, e o Cinnamon 1.6, feito pelo time Mint e já comentado aqui mesmo no Guia do PC:

MDM
Outra novidade da versão “Nadia” é o novo gerenciador de login, o MDM (Mint Display Manager). Apesar do LDM, usado no Ubuntu, ser bom e bonito, o MDM é muito customizável. Por padrão ele vem com dezenas de temas, podendo aumentar essa lista com os fabulosos temas do GDM, disponíveis em sites com Gnome-Look.

Gerenciador de programas
O Gerenciador de Programas está mais estável e mais esperto. Agora ele procura por programas enquanto você vai escrevendo. Ele substitui com maestria o Synaptic e é um concorrente de peso (apesar de ser muito leve) da Central de Programas do Ubuntu .
Melhorias
Applet de som foi redesenhado; mais papeis de paredes profissionais foram acrescentados; Nemo, o navegador de arquivos fork do Nautilus do Gnome, está maduro e agradável de usar; as notificações gerais do sistema ganharam uma centralização mais inteligente.
O Mint também ganhou um Workspace OSD (On-Screen-Display) no Cinnamon 1.6. São “territórios permanentes” onde pode-se criar áreas independentes, que são preservadas mesmo com a reinicialização. Com a Window Quick-List é possível trocar facilmente entre essas áreas demarcadas.

Kernel 3.5
Kernel Linux 3.5 traz melhorias de desempenho, segurança e compatibilidade. Os sistemas de arquivo Ext4 e Btrfs estão mais estáveis e mais rápidos graças a melhoramentos no kernel. Placas de vídeo Intel também ganharam compatibilidade nativa e aumentaram seu desempenho. O mesmo pode-se dizer das Radeons. AMD Radeon HD 6000, placa de som Xonar DGX da Asus e recurso Creative SoundCore3D ganharam suporte nativo. Além disso, o kernel ganhou suporte próprio a dispositivos multitoque.
Imagens do Mint
Então o que está esperando para testar o Linux Mint 14 “Nadia”? O download pode ser feito gratuitamente no site oficial:
- Download | Linux Mint 14 “Nadia”
Se já testou, compartilhe conosco o que achou do 4º sistema de desktop mais usado no mundo. E na sua opinião, qual será o próximo codinome do Mint? Olívia?
Com informações de Linux Mint