Com um “pequeno” atraso de meia hora, a Microsoft deu início a um evento às 20h00 — 19h30 no horário previsto, evidentemente — da noite de ontem (18/06) para apresentar algo que ninguém esperava. Aliás, ninguém estava esperando era um evento da Microsoft ontem, foi tudo repentino. E de lá saiu um tablet completamente novo. Chamado de Surface, o novo tablet será um modelo padrão do Windows 8 com o poder de um PC!

O novo tablet terá duas versões: uma com o Windows 8 Pro e processador Intel (arquitetura x86) e outra com o Windows RT e processador ARM. A versão ARM virá com o Windows Runtime (RT), que é a versão do Windows 8 criada para esse tipo de processador e conta apenas com a interface Metro do sistema. Ele pesa 676 gramas, virá com uma tela HD de 10,6″ e 9,3mm de espessura. O tablet virá em opções de 32 e 64 GB de armazenamento e entrada para cartão microSD, entrada Micro HD, uma porta USB 2.0 (bleh) e antena MIMO 2×2, que garante uma melhor qualidade na recepção do sinal Wi-Fi. Ótimo!
A versão Intel virá com nada mais, nada menos que um Core i5 debaixo dos panos — aparentemente com aquela ventoinha para resfriamento do primeiro tablet-conceito com o Windows 8 Developer Preview inclusa –. Além disso, ele virá em opções de 64 e 128 GB, 906 gramas, 13,5mm de espessura (um pouco mais gordinho que a versão ARM) e uma belíssima tela de 10,6″ Full HD. Isso mesmo, 1920×1080 em 10 polegadas, nada mal. Terá entrada microSDXC, MiniDisplay Port (!), uma porta USB 3.0 e a antena MIMO 2×2.

A Microsoft não divulgou ainda a quantidade de memória RAM que estará disponível nas duas versões do tablet, assim como não divulgou preço e disponibilidade da novidade, mas ela quer competir de frente com os tablets concorrentes e ultrabooks. Os tablets já possuem um acessório, a Touch Cover, que serve de apoio para o dispositivo e o protege. O diferencial dessa capinha é que ela traz um teclado finíssimo já incluso que se conecta ao sistema operacional através de uma dock. Ela se parece com a Smart Cover, do iPad. A diferença, é que além de proteger e servir de apoio, ela já traz um cômodo teclado físico.
Não é segredo para ninguém que o mercado de tablets é dominado com ampla folga pela Apple, com seu iPad. E embora a Google tente e o seu sistema, Android, já esteja bem maduro para esta categoria de aparelhos, ela não conseguiu ganhar muitos usuários neste nicho. A Microsoft chega para brigar diretamente com a Apple e com as fabricantes de ultrabooks, que também não conseguiram engrenar ainda. É um ótimo momento para tomar de assalto o interesse dos usuários que querem um ultrabook e, quem sabe, diminuir a fatia da Maçã no mercado de tablets. E aí, o que o prezado leitor achou do anúncio da Gigante de Redmond? Compraria um tablet rodando Windows 8? Será que ela conseguirá derrubar a hegemonia da Apple? Vamos conversar nos comentários. (: