O Megaupload, maior site de compartilhamento de arquivos da internet, teve seu fim súbito hoje, após uma ação do FBI que tirou o site do ar e prendeu vários funcionários responsáveis pelo site.
A investigação teve início depois que vários produtores de conteúdo indiciaram o site por pirataria, o que causou um prejuízo de 500 milhões de dólares só de filmes. O site já estava na corda bamba após ameaçar a Universal Music Group por retirar sua propaganda com participação de vários artistas conhecidos do ar.
Na Nova Zelândia, o criador do Megaupload, Kim Dotcom, foi preso e responde a vários crimes, como extorsão e conspiração para lavagem de dinheiro, além de outros três. O processo na justiça diz que o Megaupload é uma “organização criminosa mundial cujos membros participam de infração de direitos autorais e lavagem de dinheiro em uma escala massiva”. O processo ainda diz que eles faturaram pelo menos US$ 175 milhões promovendo ações criminosas.

O site se manifestou para a Associated Press e diz:
O fato é que a grande maioria do tráfego do Megaupload é legítimo. Se a indústria de conteúdo quer tirar vantagem da nossa popularidade, estaremos felizes em dialogar.
Eu tenho a leve impressão que isso teve a ver com a SOPA/PIPA, porém, ela não foi aprovada ainda. As perguntas que pairam no ar são: E os outros sites de compartilhamento? Serão vítimas? Isso tem ligação com a SOPA/PIPA?
[Tecnoblog, Gemind, Gizmodo]