Meus caros senhores, e senhoras também, que acessam este blog, quem de vós em todo o percurso de suas vidas nunca jogou Super Mario World? Realmente, é deveras difícil encontrar um ser humano que se diga civilizado que nunca tenha jogado sequer uma vez o clássico título da Nintendo. De fato, o simples fato de mencionarmos o nome do jogo, desencadeia em nosso cérebro uma série de lembranças, e uma das mais marcantes, sem dúvida, é a trilha sonora.
De imediato começamos a reproduzir mentalmente a música tema de Super Mario e, a medida que vamos nos lembrando das fases, as suas variantes. Quem aqui consegue cantarolar a música das fases da água? Ou quando você entrava em algum castelo, quem lembra da música? Ou ainda, aquelas malditas fases da estrela! Às vezes essa trilha me dá arrepios só de pensar que eu quase inutilizei meus dedos tentando passar aquelas fases. De fato, a trilha sonora composta por Koji Kondo para a Nintendo foi brilhante e perfeita! E muita gente realmente boa já reproduziu essa música de maneira diferente. Veja um dos muitos exemplos:
Como podemos perceber, a Nintendo não só fez um trabalho fantástico em cima da jogabilidade do título, já que no enredo não podemos falar nada. O que dizer sobre a história de um encanador italiano que tenta salvar uma princesa em mundo dos cogumelos, onde temos de esmagar tartarugas voadoras!? Porém, a trilha sonora foi minuciosamente pensada para prender e viciar o jogador.
Para provar isso, uma turma do curso de Cinema e Audiovisual (ainda vou fazer esse curso) da UFPE realizou um trabalho muito bacana, destrinchando o tema principal de Super Mario e as suas variantes, e explicando de maneira bem didática como que a melodia prendia e incentivava a pobre criança a continuar jogando mais e mais! Vale a pena assistir todo o vídeo! Espero que tenha gostado e desejo a todos um bom domingo. :)