Mesmo com todo o avanço que a tecnologia conquistou na última década, chega até a ser incrível pensar que ainda não encontramos nenhuma solução viável para o problema autonomia da bateria. A medida que os dispositivos móveis avançam e agregam cada vez mais funções, o tempo de vida da bateria diminui, obrigando-nos a fazer malabarismos para ela durar por todo dia. Então, como os engenheiros de software do Windows 8 estão lidando com essa questão?
Ao que tudo indica, os desenvolvedores da gigante de Redmond estão trabalhando pesado para entregarem um sistema realmente bom, sob todos os aspectos possíveis. Eles registram tudo no blog Building Windows 8, onde Steven Sinofsky, gerente do projeto, detalha questões técnicas acerca do sistema. Desta feita, eles falaram sobre a autonomia dos tablets que serão equipados com o futuro SO.
O objetivo da equipe é entregar um sistema que ofereça bom desempenho e que, ao mesmo tempo, não sacrifique a bateria de nenhum dispositivo. Otimizando ao máximo o código, eles pretendem fazer com que centenas de “live tiles“, os novos ícones interativos do Windows 8, fiquem ativos o tempo todo sem consumir muita bateria. E eles querem também, ir além de textos e balões nos ícones, querem belas imagens sendo atualizadas. Facilitar, o máximo possível, a criação e manutenção de apps de terceiros, dispensando a necessidade de muitas correções posteriores. E, além disso, querem um sistema de notificações que se aproxime ao máximo do termo “tempo real“.
Para lograr êxito nesta empreitada, o Windows 8 não conterá códigos de aplicativos sendo executados em segundo plano no momento da inicialização do sistema. Isso fará com que o boot seja mais rápido e, consequentemente, se gaste menos energia. O sistema de notificações será o famoso e eficiente push, o mesmo usado no iOS e Android. Com ele, os usuários não precisarão ir até até a Start Screen para verificar se tem alguma nova mensagem. E isso, claro, representa economia de processamento, uso de dados e o mais importante, bateria.
A Microsoft também vai disponibilizar um servidor chamado de Windows Push Notification Center (WNS), que vai processar todos os dados a serem apresentados nas live tiles. Desta forma, os servidores back-end dos apps que estiverem instalados no Windows 8 vão primeiro enviar os dados para o WNS, que fará as devidas otimizações e só então os enviará para o usuário final. Mais ou menos como o pessoal do Opera faz em seu navegador móvel para economizar no consumo de dados e para incrementar na perfomance.

A equipe do Windows Live Messenger, responsável por vários serviços online da companhia, também está colaborando para que o sistema de notificações seja o mais otimizado possível. De acordo com o blog Building Windows 8, o novo sistema já tem a capacidade de gerenciar 90 milhões de mensagens por dia. Mas eles querem aumentar esse número, já se precavendo contra eventuais sobrecargas do serviço. No post original, em inglês, você pode ter mais informações detalhadas a respeito. Ainda não sabemos como será o desempenho do sucessor do Windows 7, mas que a equipe de desenvolvimento está se esforçando, está.