Como previsto, hoje a Opera Labs liberou a primeira versão de testes da próxima versão do navegador Opera. Apesar de se tratar de um pre-alpha, já é o suficiente para revelar muitas novidades, confirmando os rumores vazados, e alguns bugs.

A mudança mais aparente é na interface. Se você tem instalado o Windows Vista/7, poderá usar o navegador com toda a elegância do Aero. Suporte as jump lists e divisão das guias em janelas na taskbar, aos moldes do Internet Explorer 8, também fazem parte da lista de novidades, mas apenas para usuário do Windows 7.


Outra novidade é a inclusão do “Botão Opera”, ao estilo da interface Ribbon usada no Office 2007/2010 e outros programas. Clicando nele, o usuário tem acesso imediato as ferramentas mais usadas, como downloads e histórico, ou, com mais alguns cliques, poderá encontrar configurações avançadas da extinta barra de menus. Mais uma ótima solução que nasce no Opera e com certeza estará presente na concorrência (Firefox oi?).
A navegação privada agora também está presente no Opera. Mas não se trata daquilo que conhecemos em outros browsers. Há um diferencial: É possível abrir uma nova janela ou uma nova guia, na mesma janela da navegação “normal”, para navegar de forma privada. O que é melhor? Você decide. Fica a gosto do freguês.
Mas as mudanças não limitam-se a área externa do navegador. O Opera ganhou grandes atualizações internas, como o novo motor JavaScript Carakan, muito mais rápido que o antigo (Futhark) e a concorrência; Além da atualização da engine Presto, agora com suporte aos recursos do CSS3.

E as mudanças não param por aqui. Existe outras coisas e muitos detalhes que talvez você só vai descobrir testando o Opera 10.5 (disponível para Windows e Mac OS; download na mesma página do link anterior). Lembre-se: é um pre-alpha. E boa sorte para os aventureiros!