Um dia após o lançamento da versão final do Microsoft Silverlight 2, a Adobe resolve lançar a décima versão do consagrado Flash Player, codinome Astro. Hoje, é praticamente impossível navegar na internet sem ele, visto que muitos sites utilizam essa tecnologia para exibir banners de publicidade, vídeos e outros recursos interativos.

Várias mudanças foram feitas do Adobe Flash Player 9 para o 10. Aqui estão:
- Efeitos gráficos 3D.
- Manipulação de textos melhorada, resultando em layouts mais sofisticados, combinando palavras e textos, tipografia de fontes mais refinada e melhores aplicações de vários idiomas.
- Melhor utilização de som. Sendo assim, diferentes fontes de áudio podem ser mixadas normalmente (uma trilha sonora com efeitos sonoros de jogos, por exemplo).
- Alta performance em efeitos visuais, por meio de uma tecnologia chamada Pixel Bender, encontrada nos novos Adobe After Effects e Photoshop CS4.
- Suporte a hardware mais eficiente, tornando melhor a utilização de recursos de hardware.
- Melhor utilização de banda de internet para streaming de vídeos.
Como acontece em muitos softwares “finais” novos, podem ocorrer problemas com alguns sites. Ao que parece, o Adobe Flash Player 10 na versão beta, causava problemas com o upload múltiplo de arquivos do WordPress.
Downloads (Adobe Flash Player 10.0.12.36):
Fonte: CNET, via WindowsNET.