Visual cartunizado em plena Source Engine
Está na cara que o filme “Os Incríveis” serviu de inspiração para o time da Valve criar Team Fortress 2. É possível notar desde as pernas super finas do Scout até os braços desproporcionais do Heavy, sem falar na sua gigantesca arma. O belíssimo design de cada personagem, desde o chapéu levemente dobrado do Sniper ao caolho do Demoman, fez com que Team Fortress 2 fosse indicado ao prêmio em 2007 de Melhor realização extraordinária em animação e Melhor realização extraordinária em direção de arte.
Tudo isso foi rodado em plena Source Engine com o famoso motor físico Havok. A Source teve como sua principal Tech Demo, o Half-Life 2. Depois ainda foi usada em Conter-Strike Source e nas expansões Half-Life 2: Episode One e Two, entre outros jogos.
É uma das melhores engines quando o assunto é expressões faciais, sombras dinâmicas e iluminação de ponta. Isso fez com que o visual cartunizado de Team Fortress 2 caísse como uma luva no motor gráfico da Valve. A movimentação rápida dos personagens, o disparo de suas armas, cada detalhe de suas roupas, tudo ficou extremamente bem projetado sobre a engine.
Quem imaginou que a Source só servia para jogos mais ‘sérios’ se enganou ao quadrado. Vale a pena dar uma olhada no ótimo trabalho dos programadores. Além disso, merece um destaque especial ao poderoso motor físico Havok, capaz de criar movimentos super-realistas. Raramente você verá um personagem caindo do mesmo jeito e na mesma posição duas vezes. Tudo depende da quantidade de força aplicada contra ele (obrigado Newton!). Um bom exemplo é acertar alguém sendo sniper: se o tiro for simples, ou seja, não foi 100% ‘turbinado’, caso o inimigo em questão morra, ele cairá imediatamente. Agora se o tiro sair turbinado, você verá o azarado voando à alguns metros.
O fogo saindo do lança-chamas do Pyro, a saraivada de tiros do Heavy, os rastros de mísseis do Soldier, tudo ajuda a criar um clima de caos e guerra.
O som também desempenha um papel fundamental. A única trilha sonora do jogo são algumas músicas do menu e os sons de quando você se vinga, domina ou é dominado por alguém. A voz que avisa quando um ponto está sendo dominado, quando o tempo da partida está se esgotando, também tem um tom de voz bem humorado. Andar pelo campo de batalha e ouvir o Heavy dando risada sinistras enquanto dispara sua Minigun, o Sniper rindo sarcásticamente ao acertar inimigos na cabeça, o Scout correndo e xingando inimigos, é tudo extremamente divertido e legal de se perceber.