Games

BioShock

Segredos de Rapture

Sendo o elemento mais cativante de BioShock, a sonoplastia impecável do jogo consegue segurar qualquer um até a exaustão. Desde o som calmo de água vertendo de paredes até gritos bizarros fazem com que o jogador se sinta cada vez mais envolvido pela atmosfera do jogo. Rapture esconde tantos segredos que, provavelmente, o jogador não consiga decifrá-los sem jogar novamente, por mais longo que seja, e confesso que isso pode ser chato.

Em algumas áreas, o som das máquinas de venda ou das vitrolas fazem com que o clima intenso de suspense do jogo seja quebrado por alguns instantes, dando a falsa sensação de segurança e comodidade. Além disso, a trilha sonora – composta por uma orquestra – ajuda como nunca se viu a ampliar a imersão de BioShock.

Você deve estar se perguntando: Ok, mas como a história consegue se desenvolver em um ambiente tão complexo? Simples. Se você jogou Doom 3, por exemplo, deve lembrar que a história está contida em PDAs (pagers) de funcionários na forma de mensagens de voz, não muito diferente do que em BioShock, onde a história é também contada por mensagens de voz deixadas em gravadores por todo o cenário. Alguns desses gravadores podem ser recolhidos facilmente, enquanto outros, os quais guardam segredos mais “reveladores” estão escondidos e requerem alguma estratégia para serem devidamente coletas e ouvidos. Todos eles completam, aos poucos, as lacunas do mistério de Rapture, desde o seu ápice até sua decadência. Vale lembrar que Rapture está diretamente envolvida com a vida do protagonista, por isso, fique atento aos diálogos.

O mais incrível ainda são como acontecem os desfechos da história do jogo. Dignos de filmes, as “cut-scenes”, que revelam seqüências reveladoras, chegam a espantar pelo seu roteiro. São coisas que lhe passam despercebidas durante sua viagem por Rapture que quando são levadas em consideração, revelam partes inacreditáveis da história.

Tags: Jogos

Você também vai gostar

Leia também!