Uma civilização perfeita… por água abaixo
Construída no fundo do oceano pelo visionário Andrew Ryan, a cidade de Rapture foi feita para abrigar os maiores gênios, entre cientistas, médicos, artistas e pesquisadores, protegendo-os de uma sociedade preconceituosa. Em meio ao capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, Rapture optou por desenvolver um próprio estilo de vida, totalmente isolado do resto do mundo e sem dependências, onde todos seriam livres para criar e utilizar o quem bem entendessem, sem repreensões éticas ou morais.
Com o tempo, Rapture se desenvolveu e ficou acima de qualquer nação “não-subaquática” da época, até que uma cientista alemã fez uma incrível descoberta: uma substância chamada de ADAM, extraída de células-tronco de uma lesma marinha, capaz de alterar as características genéticas do ser humano, dando-lhe poderes, oferecendo melhor condições físicas e melhorando a capacidade mental dos seus usuários, tornando-os sobre-humanos. Todas essas “regalias” eram aplicadas com o uso dos “Plasmids” – subprodutos do ADAM -, comercializados pelas Indústrias Ryan, a grande articuladora de toda a confusão que o jogo desenvolve.
Não demorou muito para que a substância fosse amplamente explorada e cobiçada, assim como o petróleo hoje em dia, e foi, então, necessário descobrir uma forma de regenerá-la. É aí que entram as Little Sisters, garotinhas preparadas desde o seu nascimento para extraírem, guardarem e regenerarem o ADAM em seus corpos. A substância era então extraída de corpos mortos através de uma seringa dada a essas jovens meninas, que a guardavam consigo, regenerando-a. Como o ADAM era desejado pela maioria das pessoas de Rapture, foi necessário usar humanos geneticamente modificados vestindo escafandros e utilizando armas gigantes – os chamados Big Daddies – para proteger as Little Sisters de quaisquer ameaças.
O ADAM acabou se tornando uma droga e muitos dos seus usuários ficaram dependentes da substância, que ao mesmo tempo era cobiçada por todos. Logo, crises políticas foram somadas a esse problema e Rapture entrou em colapso e decadência. A ex-cidade perfeita ficou tomada por loucos dependentes e os poucos que resistiram foram assassinados. Em meio a grandes problemas, grupos de resistência rebeldes, tentaram restabelecer a ordem (ou pelo menos parte dela), para que uma solução para o caos fosse encontrada.
Em 1959, um ano depois de a ordem em Rapture ter ido por água abaixo, um acidente aéreo ocorre sobre o oceano, próximo onde se localiza a única entrada para a cidade utópica e é aí onde você entra na história. Controlando um protagonista sem nome, você sobrevive ao fatídico acidente e como única esperança, tenta a sorte em uma torre estranha no meio do oceano – a entrada para Rapture. Com causas naturalmente explicadas pela história, o jogador é “convidado” aos cumprimentos de seu idealizador – Andrew Ryan -, a se refugiar na cidade submersa, sem nem saber o caos que há lá embaixo.
Logo que a cidade se apresenta, seqüências de cenas de horror mostram a condição atual de Rapture, ou o que sobrou dela. Percebe-se que a cidade ficou tomada por criaturas grotescas e mutantes bizarros, onde um sentimento de medo e suspense persegue o jogador, com aparições de fantasmas e ruídos misteriosos. Felizmente você não está sozinho: Atlas, o líder da resistência rebelde, implora a você, através de um rádio de ondas curtas, para que ajude-o a salvar sua família em troca de lhe dar informações vitais para sua sobrevivência em uma cidade totalmente desconhecida e amaldiçoada.