A escassez de mão de obra qualificada em diversos setores nos Estados Unidos tem favorecido a ampliação do mercado de trabalho para profissionais de todo o mundo, especialmente do Brasil, país que se destaca em várias das formações de interesse na terra do Tio Sam. É o caso da área de Tecnologia da Informação, novamente em crescimento nos EUA, que vem apresentando alta demanda para ocupações como analista de sistemas, arquiteto de redes de computadores e especialista em segurança da informação, entre outras.
Vinícius Bicalho, advogado licenciado nos Estados Unidos que fundou há 22 anos a Bicalho Consultoria Legal, é membro da American Immigration Lawyers Association (AILA), mestre em Direito nos Estados Unidos e no Brasil, além de coordenador da pós em Direito Migratório pelo CEDIN. Reconhecido desde 2020 pela Best Lawyers e pelo New York Times como Lawyer of Distinction em 2022 e 2023, é o único brasileiro a figurar no ranking. Ele explica que dados oficiais demonstram a necessidade urgente e constante pela contratação de profissionais especializados no país.
“Segundo o Bureau of Labor and Statistics (BLS), uma média de 11 milhões de novos empregos são gerados nos EUA mensalmente. No entanto, muitas dessas oportunidades não são preenchidas mesmo com a oferta de boas remunerações. Os motivos variam desde a falta de qualificação local até o desinteresse dos estadunidenses em ocupar essas vagas. Isso leva à abertura do mercado para a contratação maciça de imigrantes”, reforça.
Confira as cinco perguntas que o Guia do PC fez para Vinícius Bicalho sobre a busca de profissionais de TI pelos E#stados Unidos:
A escassez de mão de obra qualificada em diversos setores nos Estados Unidos tem favorecido a ampliação do mercado de trabalho para profissionais de todo o mundo, especialmente do Brasil, país que se destaca em várias das formações de interesse na terra do Tio Sam.
Temos visto muitas oportunidades para analistas de sistemas, arquitetos de rede, especialistas em segurança da informação, engenheiros de software e desenvolvedores de games.
Os Estados Unidos sempre investiram muito em tecnologia, pode-se dizer que é uma cultura do país. Além disso, devido à contínua expansão das big techs, muitas das oportunidades estão na chamada área de Stem, sigla que se refere à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, que apresenta campos interconectados e com carreiras bastante variadas. Algumas das mais populares envolvem TI e programação, como desenvolvimento de software, mineração de dados, inteligência artificial, automação, gerenciamento e análise de big data, design de interface e tecnologia blockchain.
Não, os profissionais com qualificação comprovada em diversas áreas, a exemplo da TI, que desejem investir na carreira e ‘viver o sonho americano’ podem pleitear o visto EB-2 NIW, que dispensa a oferta formal de uma vaga de trabalho, contemplando com o green card e tendo inclusive o processo realizado no Brasil. Existem diferentes tipos de vistos, mas o EB-2 NIW é estratégico para os profissionais qualificados. Sabemos que muitas cidades brasileiras formam profissionais extremamente qualificados na TI, um time muito cobiçado pelas Big Techs americanas.
Recomendamos buscar o auxílio de profissionais experientes no processo de imigração. Nossa empresa, a Bicalho Consultoria Legal, está à disposição e conta com um corpo experiente e multidisciplinar de profissionais. É possível fazer uma avaliação gratuita em nosso site www.bicalho.com. Outras informações disponíveis nas nossas redes sociais: @bicalhoconsultoria (Instagram), @BicalhoConsultoriaLegal (YouTube) e Bicalho Consultoria Legal (Facebook).