Hoje é quarta-feira, dia da nossa coluna Dicas para Linux. E o que será mostrado hoje é algo que muitos têm dúvidas e que também é muito útil atualmente: como compartilhar pastas entre Linux e Windows em uma rede interna. Num primeiro momento parece complexo, mas não se assuste, é simples e o Guia do PC, como sempre, mostrará como fazer.
Primeira dúvida que surge na cabeça das pessoas é: Como um sistema Linux e o sistema Windows conseguem interagir? Bom, existe uma complexa resposta técnica sobre protocolo de comunicação, redes, sistemas de arquivos e sistemas operacionais. Mas tudo converge para o Samba, um programa que permite essa festa toda. Com ele será possível Linux (e UNIX) e Windows entrarem em contato.
Mas por onde começar? Pelo começo. Veja só.
Instalação
Distribuições como o sistema Ubuntu irá instalar o Samba automaticamente assim que você tentar compartilhar uma pasta. Mas você pode instalá-lo independentemente disso. Caso queira, assim, pegue seu Linux e instale o Samba. Ele está disponível em seu repositório. Digitando no campo de pesquisa ele aparece.

Mas se quiser, pode ser baixado o system-config-samba, que instalará não somente os componentes básicos, mas uma interface gráfica para configurar o programa. Essa interface não será instalada no modo automático anteriormente falado.

Caso use o Ubuntu, um PPA com o Samba atualizado está disponível no Launchpad. Vá em “Configurações do sistema”, a partir do menu perto do relógio, e em “Canais de software”. Na aba “Outros programas”, adicione o repositório:
ppa:samba-team/ppa
Ou digite no Terminal (é mais rápido e simples):
sudo add-apt-repository ppa:samba-team/ppa && sudo apt-get update
Após esse procedimento o batuque pode começar.
Compartilhar pasta do Linux e acessar pelo Windows
É muito simples, não se assuste. Clique com botão direito na pasta que queira compartilhar na rede e escolha “Opções de compartilhamento“. Simples marcações fazem todo o trabalho. Depois, clique em “Criar compartilhamento“.

No Windows, acesse a rede e escolha seu Linux. Será pedido o nome de usuário e senha. A partir daí será possível acessar as pastas e arquivos compartilhados.

Compartilhar pasta do Windows e acessar pelo Linux
Pelo navegador de arquivos, com o Nautilus, é possível acessar dispositivos na rede. Na imagem abaixo, perceba que o equipamento da Asus, com o Windows, foi detectado e ao acessar pede-se nome de usuário e senha do sistema da Microsoft.

Problemas
Se não aparecer o dispositivo Linux na rede, permita que o Windows detecte redes. Em “Central de Compartilhamento” existe a opção para funções avançadas. Lá permita a descoberta de redes e o compartilhamento de grupo.

Caso dê algum erro de acesso, o problema pode estar no Grupo de Trabalho. O trabalho em rede do Windows usa grupos e caso não esteja no mesmo grupo do Windows pelo Samba, o acesso será negado. Por padrão, o Windows e o Samba usam o nome “Workgroup“.

A alteração do nome pode ser feita em “Alterar configurações” na tela de Sistema, no Painel de Controle. No Samba, a mudança pode ser feita no system-config-samba. Em Preferências há opções para configurar o servidor Samba. Daí é só mudar o grupo de trabalho. No mesmo menu preferência também pode-se mudar a senha do Samba.
Esta foi a nossa dica da coluna Dicas para Linux desta semana. Esperamos que tenha gostado, de verdade. Ambientes onde os dois sistemas operacionais coexistem são bem comuns e, por vezes, o compartilhamento de pastas entre eles se faz necessário. Mas nos diga: Gostou da dica? Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui ou nos mande um e-mail através do contato [email protected]. Não esqueça também de acessar nossas outras postagens: