Coluna Dicas para Linux de hoje irá mostrar como instalar o driver das placas de vídeo da Intel no Linux. Tudo de maneira simples e com interface gráfica.
Já tinhamos mostrado como adicionar um repositório PPA no Ubuntu, fazendo o sistema da Canonical se simples de utilizar gráficos Intel. Mas agora o instalador é para múltiplas arquiteturas e sistemas oepracionais Linux, não somente para a distribuição da empresa britânica.
Por que instalar este driver e não o do repositório?
A maioria das distribuições vem com o driver da Intel. Então por que instalar outro? Simplesmente porque nem sempre o driver está atualizado. Muitas vezes os mantenedores das distribuições preferem deixar os pacotes como estão, não atualizando, para o sistema continuar com a estabilidade desejada.
Se quiser manter a estabilidade do desenvolvedor, fique com o driver do repositório. Se quiser curtir as novidades da fabricante da placa gráfica, sem se preocupar com algum raro problema de estabilidade que eventualmente pode ocorrer, escolha o driver do site, que está sempre atualizado na última versão.
De onde vem o instalador?
Intel é uma das empresas que mais investem em software livre e código aberto. É uma das grandes desenvolvedoras do poderoso kernel Linux, além de faturar milhões indiretamente todos os anos com o sistema do pinguim. A empresa possui funcionários com dedicação exclusiva para projetos comunitários, como dos drivers de vídeo.
O instalador é feito pela própria Intel, através do Open Source Technology Center, distribuido pelo site do projeto, o 01.org.
Como baixar?
Baixar é simples. Entre no site oficial e baixe a versão para seu sistema, como Ubuntu, Fedora ou outro, numa instalação genérica.
- Download | Instalador de driver Intel
Como instalar?
O instalador para Ubuntu (.deb) e Fedora (.rpm) é simples. Dê um duplo clique no pacote baixado e clique para instalar. Após isso procure o instalador gráfico no campo de pesquisa da distribuição – digite “intel” ou “intel linux”.
Agora o instalador gráfico será aberto, bastando seguir os passos na tela. Não é preciso entender nada muito profundo. É simples, amigável e rápido, perfeito principalmente para os leigos e usuários iniciantes.

Erro no Ubuntu 64-bit
Alguns usuário enfrentaram um problema de dependência no instalador para o Ubuntu de 64-bit. Esse problema já foi corrigido no instalador mais recente, caso o sistema esteja atualizado. Mas se mesmo assim ocorrer – informática acontece coisas de outro mundo -, existe um script feito pelo blog TheClonker para resolver.
Vá ao Terminal e digite:
curl http://theclonker.de/remove-intel-driver.sh | /bin/sh
E então, gostou da dica? Você escolherá o driver do 01.org ou do repositório oficial da distribuição? Caso tenha escolhido o driver do site da Intel, deixe sua experiência de instalação.
Com informações de WebUp8