O Windows 8 está oficialmente no mercado há quase dois meses, mas muito antes de ser lançado esteve cercado de polêmica devido a decisão da Microsoft de retirar o Menu Iniciar, um recurso que esteve presente no sistema operacional desde o Windows 95 e que, segundo alegação da Gigante de Redmond, já estava caindo em desuso. Mas a julgar pela reação dos usuários na grande rede, a parcela de utilizadores que ainda recorria ao botão não é pequena.
De qualquer forma, como é comum nos tempos atuais, se um recurso não é lançado oficialmente, mas possui demanda, os desenvolvedores independentes dão aquele jeitinho para fazer a alegria dos usuários mais resistentes às mudanças. Na coluna Dicas para Windows desta semana tratamos de mostrar a você como adicionar o Menu Iniciar no Windows 8 e o deixar ainda mais parecido com o seu antecessor, o Windows 7.

O StartMenu8 foi a solução independente escolhida para nos auxiliar nessa empreitada. Um utilitário que coloca novamente, no canto inferior esquerdo da tela, o Botão Iniciar com a logo do Windows – na versão antecessora e todas (ou quase todas) as funções a que se tinha acesso no Windows 7. O download gratuito do arquivo de instalação pesando míseros 3.59 MB pode ser realizado na página oficial do utilitário, o qual se encontra na versão 3.0 beta. A instalação é intuitiva, mas está em inglês. Mas nada que dificulte a instalação do programa. Abaixo você confere o passo a passo para configurar seu novo Menu Iniciar no Windows 8.
Após realizada a instalação, será exibida uma tela de configurações – no menu principal (General Settings), na qual podemos permitir que o botão seja iniciado junto com o sistema – recomendamos isso – e até mesmo a desativação da Tela Inicial (Metro) com os azulejos (Tiles), além de definir algumas teclas de atalho. Tudo muito simples e numa interface bem limpa e organizada.

Na seção StartButton podemos dar um toque profissional ao nosso Botão Iniciar, deixando-o com a cara do Windows 8 ao selecionar a logo correspondente. Claro, nada impede você de escolher as outras logos, mas para não destoar do visual geral do sistema é de bom tom escolher a logo padrão do Windows 8.

Você deve lembrar que no Menu Iniciar original, havia links para pastas e configurações do sistema, como “Meu Computador”, “Bibliotecas”, “Painel de Controle”, “Documentos Recentes” entre outras. No StartMenu8, mais especificamente na aba Menu, o usuário pode selecionar quais e como serão exibidas estas pastas. Em forma de link ou em forma de menu. Ou ainda, se deseja vetar a visualização de determinado item. Basta navegar pelas opções e definir suas preferências.

Finalmente, na aba User Interface, podemos selecionar um Avatar e o seu estilo (Windows 7 ou 8). Havia esperança de que nessa parte pudéssemos trocar o idioma do utilitário. Mas infelizmente ele está disponível apenas no idioma inglês, como você pode ver na imagem abaixo.

Após clicar em “OK” o Menu Iniciar estará de volta ao rodapé de sua área de trabalho, e caso tenha a necessidade de alterar alguma das configurações escolhidas durante a instalação, basta clicar sobre o botão iniciar com o botão direito do mouse. Serão exibidas três opções: Configurações do Utilitário (Settings) para rever todas as etapas vistas nesta dica, Abrir a Interface Metro (Switch to Metro) para ser direcionado à tela inicial com os atalhos em formato de azulejo (Live Tiles) e Abrir o Campo Executar (Run) que equivale ao atalho de teclado Windows + R.
Excetuando o idioma, o utilitário StartMenu8 pode se passar perfeitamente como uma solução oficial, com excelentes recursos e interface, sem onerar em falhas ou lentidão do sistema. Esta solução, sem dúvida, ajudará os usuários que viram na ausência do Menu Iniciar uma barreira para realizar o upgrade de sistema operacional. Portanto, recomendamos o StartMenu8 para todos os usuários, de leigos a avançados, para ser um utilitário ajudador no trabalho diário com o Windows 8 ou apenas como um plus.
E você, o que achou do StartMenu8 e da coluna Dicas para Windows desta semana? Esperamos que tenha gostado. Principalmente se você é um dos órfãos do Menu Iniciar. Tem mais alguma dica ou solução para implementar o velho Menu Iniciar no Windows 8? Se sim, então diga nos comentários! Aproveite também para ler outras dicas publicadas anteriormente nesta coluna: