O cara chega em casa, liga o PC, vê todos aqueles filmes baixados por torrent e tem uma epifania. Muitas coisas passam pela cabeça. Uma delas é sair da ilegalidade. Dar aos autores do filme o que eles merecem pelo belo trabalho. Ele pensa mais, em si, que é dar o que eles merecem para terem condições de criarem mais obras primas. Ele pensa: “Se eu tenho dinheiro, por que não?”. Mas ele quer comodidade. Não quer sair de casa. Não quer esperar o Blu-Ray chegar da tele-entrega. Quer ver agora! Mas ele liga seu PC, seu Ubuntu, vai ao melhor serviço de vídeo sob demanda, o Netflix, e tudo que pensou vai por terra. O serviço não é compatível com seu Linux para desktop… o que fazer?
É, é um drama. Não existe compatibilidade do player do Netflix com o Linux. O serviço usa o Microsoft Silverlight com DRM ativado, ou seja, somente quem tem Windows ou Mac OS X pode usar, pois a Microsoft não desenvolve o aplicativo para Linux.
Mas alguém com boa alma pensou em uma maneira de usar o WINE, o interpretador “quase-emulador” que faz programas do Windows rodarem no sistema do pinguim, ser a chave para o Netflix rodar em computadores com Linux, mais especificamente com Ubuntu. E tudo de maneira simples, sem quebrar a cabeça… ou quase.
Como instalar o Netflix?
Vamos para os finalmentes. Netflix pode ser instalado no Ubuntu (e sistemas baseados neles) através de um repositório PPA. Mas como instalar? Primeiro adicione o repositório :
ppa:ehoover/compholio
Para adicioná-lo procure pelo “Gerenciador de Atualizações” no dash do Ubuntu. Após abrir clique em “Configurações”, para abrir o “Canais de software”. Na aba “Outros programas” adicione o tal repositório.

Depois, abra o “Gerenciador de atualizações” novamente para atualizar um nome índice.

Fazendo isso, vá à Central de Programas e instale o Netflix-desktop.

Caso queira praticidade, use o Terminal para fazer tudo que foi dito acima:
sudo apt-add-repository ppa:ehoover/compholio
sudo apt-get update && sudo apt-get install netflix-desktop
Agora é só abrir o Netflix, aceitar a instalação do Silverlight e de outros componentes e ser feliz.

Problemas
Nem tudo são flores. O Netflix adaptado para Linux não roda como no Windows. Há problemas de desempenho que comprometem a experiência para muitas pessoas que possuem um equipamento mediano. Caso tenha um PC relativamente fraco, pode ocorrer lags frustrantes.

Netflix nativo
Mas e um Netflix nativo para Linux? Quando sai? A resposta é: já saiu e não vai sair. Vamos entender o que quer dizer isso.
Existia uma confirmação que a Netflix estava fazendo um player compatível com Linux. A informação veio de dentro do time de desenvolvimento da empresa. Durante a OSCON 2011 (Open Source Convention) em Portland, dois engenheiros da empresa confirmaram que o Netflix para Linux já estaria em desenvolvimento e dentro de 1 ano seria a estreia no mercado.
Havia também declarações de Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, que a adoção do Netflix à Ubuntu TV seria um caminho natural. Ele não falou em planos, mas deixou transparecer que o ecossistema Ubuntu precisava de um produto como Netflix.
Após um tempo, a Netflix foi curta e grossa. Joris Evers, Diretor de Corporativo de Comunicação, falou: “Não existem planos para suportar Netflix no Linux”.
Não se sabe o que aconteceu com o Netflix nativo que estava em desenvolvimento, como os engenheiros da empresa afirmaram. Não há informação alguma e, o mais curioso, é que existe desde 2011 um plugin Netflix para o Chrome OS, que é Linux e funciona dentro da base do navegador Chrome.
Entretanto, o plugin do Chrome OS é propositalmente incompatível com o navegador Chrome e até qualquer sistema Chrome OS ou Chromium OS que não tenha vindo de um Chromebook. Por que criariam um plugin em um sistema Linux e que funciona dentro da estrutura do Chrome mas que não funciona fora do Chromebook? Ninguém sabe e a Netflix nunca respondeu. Mas todos esperam que o serviço esteja disponível, pelo menos, para a futura Ubuntu TV.
Netflix pode ser testado por 1 mês grátis. Quem já assinou, gostou do Netflix rodando no Ubuntu? Ou encontrou outra alternativa que funcione em Linux? Deixe seu comentário.
Esta foi a nossa coluna Dicas para Linux desta semana. Esperamos que ela seja útil e ajude você a finalmente usar o Netflix, o mais popular serviço de vídeo online do mundo. Caso você queira colaborar conosco de alguma forma, seja enviando um post, uma sugestão de pauta ou dica, pode nos enviar um e-mail para [email protected] ou ainda por meio do nosso formulário de contato. Enquanto isso, veja outros artigos publicados nessa coluna: