Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Rode o Chrome OS no Ubuntu

Chrome OS é talvez um dos maiores quase-vaporware do mercado. Desenvolvido pela Google e com uma mãozinha da Canonical, criadora do Ubuntu, o sistema operacional foi baseado no kernel Linux, mas tem um “jeito de ser” próprio. Criado para ser algo incrível e desejado, ele não alcançou seus objetivos.

Anunciado em 2009 ele prometia a revolução por ser um sistema que estaria em todo lugar, por ser baseado na internet, especialmente nos produtos Google. Na visão da Gigante de Mountain View, todos usam o computador por um motivo em especial: internet. Então nada melhor que um “sistema operacional-navegador de internet”. Quer editar um texto? Use o Google Docs em seu Chrome OS. Mesmo saindo do aplicativo seu texto estará disponível em qualquer lugar que tiver uma conexão com a internet, alocado nos servidores da Google. Veja este vídeo que explica o conceito do sistema. Está em um inglês bem simples:

http://www.youtube.com/watch?v=0QRO3gKj3qw

Em junho de 2011 finalmente ele veio oficialmente ao público como produto comercial final, através do Chromebook, um notebook desenvolvido e comercializado em versões da Samsung e Acer, cujo sistema operacional é o Google Chrome OS. As vendas foram um fracasso… um fracasso mesmo! A Acer, para se ter uma ideia, vendeu somente 5.000 notebooks nos primeiros meses no mercado.

chromebook
Este é um Chromebook

Apesar do desempenho comercial e de público ser muito diferente de seu parente Android, o Chrome OS nunca deixou de ser aprimorado. Hoje ele está muito melhor que em meados de 2009. Apesar da tentativa de torná-lo popular, a Google nunca deixou o sistema facilmente disponível para todos usarem.

Entretanto, por ser um projeto de código aberto, alguém sempre pega o que está disponível e transforma em algo novo. Agora, não precisa compilar tudo que está disponível no site oficial do projeto e instalar em um equipamento. Não precisa nem instalar em um equipamento como é de costume fazer. Quer testar o Chrome OS? Simplesmente teste dentro do Ubuntu!

O esloveno Janez Troha, o dz0ny, criou uma alternativa onde você loga no Ubuntu como se fosse um ambiente gráfico, deixando o Chrome OS pronto para ser usado e abusado. Mas o que precisa-se ter? Ubuntu 64-bit, e somente 64-bit e o pacote instalador, que é obtido no seguinte endereço e instalado com 2 cliques:

Mas lembre-se. Tudo está em fase de testes ainda. Algumas coisas do sistema não funcionam, importar de câmeras, USB, atualizações automáticas e principalmente o indicador de bateria, que está completamente doido. Além disso, não custa falar, é bom não usar em computadores de produção, pois o aplicativo ainda não é versão final e pode conter bugs.

Após instalar, dando 2 cliques no pacote .deb, vá para tela de login do Ubuntu e selecione, perto do seu nome, no canto superior direito, o Chrome OS (Chromium OS, nome do projeto de código aberto).

Menu principal do Chrome OS. Todos os aplicativos baseados na internet

Agora que instalou e está usando, o que achou? Veja algumas screenshots que eu tirei da minha instalação:

Esta foi a nossa coluna Dicas para Linux desta semana. Esperamos que ela seja útil e ajude você a testar esse sistema operacional feito pela Google não tão conhecido. Caso você queira colaborar conosco de alguma forma, seja enviando um post, uma sugestão de pauta ou dica, pode nos enviar um e-mail para [email protected] ou ainda por meio do nosso formulário de contato. Enquanto isso, veja outros artigos publicados nessa coluna:

Tags: Dicas para Linux, Google, Internet, Linux

Você também vai gostar

Leia também!