Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Foque no seu trabalho com FocusWriter

Thomas Edison, conhecido por criar o que o britânico Joseph Wilson Swan inventou um ano antes, a lâmpada, tinha um problema sério. Edison mal conseguia ler um livro inteiro, tinha problemas no casamento, pois seu problema o fazia ficar sem tempo, e seu sono era péssimo, pelo mesmo motivo. Seu problema era visível, a falta de foco, de concentração.

Edison tinha vários empregos e ficava perambulando por eles o dia inteiro, além de ficar trocando mensagens por inúmeras pessoas ao mesmo tempo, via telégrafo. Thomas Edison, como podemos perceber, não tinha foco algum.

Eu tenho o mesmo problema sério, que não me deixa fazer muita coisa no dia, atrapalha meus estudos e até no trabalho persegue-me. Agora mesmo, escrevendo mais essa Dica para Linux, tenho dificuldades para terminar em tempo adequado o post. Minha falta de concentração, resultante da falta de foco (ou seria o contrário?) é tanta que as vezes até esqueço do que estava fazendo. Talvez se estivesse em um apocalipse zumbi, esse meu talento de prestar atenção em todos os lugares fosse algo bom…

Mas nem eu, nem Edison, somos (no caso dele, foi) os únicos afetados pelo mal. A Workplace Options realizou uma pesquisa que comprovou que um profissional, em média, consegue manter somente 11 minutos de foco no trabalho, devido distrações no ambiente corporativo. Para voltar ao foco do serviço, são 25 minutos perdidos. O custo de todo esse tempo perdido pode chegar aos US$ 650 bilhões ou mais de R$ 1,3 trilhão. Uau!

No dia 11 o Felipe postou uma dica sobre o site Relaux. Com as músicas do site você pode lutar contra esse, que é um dos maiores inimigos do seu dia. Hoje, a dica será mais uma ferramenta para resistir às distrações.

Imagine escrever um texto sem ícones dizendo “clique-me, por favor”, ou relógio marcando “mais um, mais um mais”. Imagine um lugar vazio, um limbo, um lugar perfeito para terminar seu trabalho, pois nada poderá atrapalhar sua jornada. Esse lugar chama-se FocusWriter.

FocusWriter é um editor de textos dos mais diferentes. Ele não tem ferramentas elaboradas, como o Microsoft Office ou o LibreOffice. Ele basicamente não tem nada. Sua interface, aliás, é mais limpa que o quarto de muita gente. Tudo para cumprir seu objetivo, não deixar você distrair-se. Ele até mesmo encobre janelas e menus, deixando somente ele em foco. Caso queira ferramentas, como salvar, formatar algo no texto, basta colocar o mouse na parte de cima da tela, que aparecerá opções.

Esta é toda a tela do editor de textos FocusWriter. Instalado no Ubuntu, nem a barra superior, nem a lateral aparecem

Instalação

FocusWriter está disponível para o Windows e Mac OS X pelo site oficial: http://gottcode.org/focuswriter/

Já para instalar no seu Linux, é um pouco mais simples. Procure na sua Central de Programas. Ele está disponível em diversos repositórios de muitas distribuições GNU/Linux.

Repositório

A dica que realmente faz este post ser uma dica para Linux está aqui. Como já foi explicado algumas vezes no GdPC, cada distribuição controla as atualizações dos repositórios oficiais. Muitas vezes, em consequência disto, não é possível ter a versão mais nova. A razão disso acontecer são muitas, e sempre o argumento é para manter a estabilidade.

No Ubuntu existe uma vantagem. Mesmo que a Canonical somente atualize o pacote de instalação da Central de Programas na próxima versão do Ubuntu, é possível instalar um repositório PPA, para usar sempre a versão mais atualizada, colocada diretamente pelos desenvolvedores.

Para adicionar o repositório, clique no menu perto do relógio e entre no gerenciador de atualizações. Ou vai estar escrito “Software atualizado” ou “Atualizações disponíveis”. Agora aperte no botão “Configurações…” para entrar em “Canais de software”. Na aba “Outro software”, adicione o repositório:

ppa:gottcode/gcppa

Feche e clique em “Verificar” na tela do gerenciador de atualização, a fim de atualizar as informações do repositório.

Mude o tema do fundo

É possível mudar o tema do fundo do aplicativo, para torná-lo mais agradável de acordo com seu gosto. Pela internet encontra-se muitos temas. Um site que disponibiliza alguns temas do FocusWriter é este: http://blog.scrybr.com/category/focuswriter-themes

E então? Gostou? Esta foi a nossa coluna Dicas para Linux desta semana. Esperamos que ela seja útil e ajuda você manter seu foco, pelo menos no desenvolvimento de textos.

Caso você queira colaborar conosco de alguma forma, seja enviando um post, uma sugestão de pauta ou dica, pode nos enviar um e-mail para [email protected] ou ainda por meio do nosso formulário de contato. Enquanto isso, veja outros artigos publicados nessa coluna:

Leia também: Relaux lhe ajuda a se concentrar e a melhorar a produtividade

Com informações de Superinteressante e Veja S/A.

Tags: Dicas para Linux, Linux, Software

Você também vai gostar

Leia também!