Outro dia minha tia me ligou falando que o computador dela estava com problema. Quando eu indaguei a respeito do mesmo, ela disse que quando passava algum tempo, o computador desligava sozinho. Mais algumas perguntas depois e eu rapidamente percebi que o computador dela não estava desligando sozinho. Estava entrando em stand-by. E isso não é problema nenhum!
O Windows entra automaticamente em stand-by para economizar energia. Quando o sistema passa muito tempo ocioso, ele primeiro desliga o monitor e, se ficar mais tempo ainda sem ninguém usá-lo, ele suspende as atividades do sistema. O problema é quando o computador está realizando alguma tarefa importante que não exige a nossa intervenção, como convertendo vários arquivos ou fazendo um download, o que é mais comum. Assim, quando menos se espera, o Windows suspende suas atividades e o download é interrompido ou perdido.
Hoje, na coluna Dicas para Iniciantes você vai aprender como contornar este problema. É extremamente simples! Vamos lá?
01. Primeiro, vá ao “Menu Iniciar” e depois clique em “Painel de Controle”.
02. Na janela que se abrir, clique em “Sistema e Segurança”. É o primeiro item da lista.
03. Daí, você procura o item “Opções de Energia” e clica nele.
04. Nessa janela, você verá qual o seu plano de energia. Independente de qual seja, clique no link “Alterar configurações do plano”, que está à direita.
05. As opções nessa janela podem variar um pouco, dependendo se você usa notebook ou desktop. Mas isso não importa. Procure pelo item “Alterar configurações de energia avançadas” e clique nele.
06. Na pequena janela que se abre, procure pela opção “Suspender”. Há um botão de “+” ao lado dela. Clique para expandir.
07. Você verá que mais 04 opções vão surgir. Expanda a primeira, “Suspender depois de”.
08. Clicando em “Configuração”, você pode alterar depois de quanto tempo – em minutos – o sistema suspenderá as atividades. Se quiser que ele nunca suspenda as atividades, basta digitar o número “0” na caixinha. Se você usa um notebook, pode definir valores diferentes para quando o aparelho está ligado na tomada ou na bateria.
Lembre-se, o recurso de stand-by serve para economizar energia. Ele é útil principalmente se você usa com frequência um notebook. Portanto, só desative-o se você for fazer alguma tarefa prolongada que não exija a sua intervenção, como converter vários arquivos ou fazer um download muito longo.
Esta foi a nossa coluna Dicas para Iniciantes, que tem como objetivo desmistificar um pouco a informática para os leigos ou os que estão começando agora a usar o computador. Espero que tenha gostado. Se tem alguma crítica, sugestão de pauta ou mesmo elogio, pode nos enviar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato por meio deste formulário. Veja outras dicas anteriormente publicadas aqui: