Na coluna Dicas para Linux desta semana, vamos ensinar a montar automaticamente uma partição no boot do Linux, tornando a partição pronta para uso assim que o sistema iniciar. Para isso, vamos usar um pacote chamado pySDM.
pySDM
O pySDM é um utilitário de manipulação e configuração de partições. Por ele podemos editar e manusear as configurações de montagem em uma partição usando uma Interface Gráfica bem simples, porém em inglês, mas nada que dificulte o entendimento e o uso do software.
Para instalar no Ubuntu, pesquise por “pySDM” na Central de Programas e clique em Instalar. Depois de instalado, abra o “Storage Device Manager“. Você será apresentado a interface principal do programa, bem minimalista e simples.

Para montar uma partição automaticamente, escolha-a na lista e clique em “Assistant” e marque as seguintes opções:
- “Allow any user to mount the file system”
- “The file system is mounted at boot time“
- “Allow a user to mount and unmount the file system”
Se for um partição Windows, marque também “umask for file permission in octal” e coloque a umask com o seguinte valor: 000. Veja o exemplo abaixo:

Clique em Ok e depois em aplicar. Pronto! Sua partição vai ser montada automaticamente no boot. Esta foi uma dica bem rápida e simples, mas que pode lhe ser útil. Espero que tenha gostado. Caso você queira colaborar com a coluna Dicas para Linux enviando alguma sugestão de pauta, crítica ou até mesmo elogios, pode fazer isso através do e-mail [email protected] ou por meio de nosso formulário de contato. Veja outras dicas que já publicamos nessa coluna: