Papel de parede no desktop foi certamente um das futilidades mais úteis já inventada. Desde sua primeira aparição lá pelos anos 80 ele tem até hoje uma função meramente decorativa. No entanto sua utilidade está muito além do que qualquer “tecnicista” pode dizer.
Certamente seu papel é mostrar que somos seres individuais e únicos. Com o wallpaper, desktop background ou desktop picture, como preferir, nós fazemos de nossa área de trabalho um lugar com nossa cara. E como o visual alterado do fundo do desktop, é possível até fazer mudar nosso humor.

Algo realmente interessante nessa história todo é fazer o desktop mostrar imagens diferentes, para dar um ar novo ao visual. No Windows 7, é possível configurar facilmente as imagens que queira para aparecer de tempos em tempos ao fundo. E no Linux?
No Linux, é possível fazer isso, mas algumas distribuições , com o Ubuntu, por exemplo, só permitem os papeis de parede padrão sejam trocados automaticamente. Até é possível jogar imagens em uma determinada pasta para fazer isso, não é algo animador de fazer – é a lei do menor esforço.
Entretanto, seus problemas acabaram. Com o Wallch, é possível escolher suas imagens ou até pasta, e configurar um tempo determinado para que elas troquem sozinhas. É simples, muito simples.
Onde baixar?
Para baixar vá à sua Central de Programas. O Ubuntu, existe o programa nos repositórios.

Caso use outra distribuição, entre no site oficial:
http://wall-changer.sourceforge.net
Como usar?
Agora procure o programa e abra-o. Assim que abrir, caso esteja em inglês, mude a linguagem para português em “Editar”, “Preferências” e ache a aba “Geral” e mude o idioma.
Agora ou você pode escolher imagens ou pastas com imagens para adicionar ao slide que será criado, ou pode usar outras funções, como a Foto do Dia ou Live Earth Wallpaper.

Na barra de menu do programa, clique em “Extras”. Lá existe a opção “Foto do Dia”, que usará a foto do dia da Wikipédia ou a opção “Live Earth Wallpaper”, que colocará uma imagem da Terra, em tempo “pseudorreal”, simulando o que está acontecendo no planeta.

Agora, aproveite o programa :)
Caso você queira contribuir com essa coluna, mandando dicas, sugestões ou até mesmo críticas, pode enviar um e-mail para [email protected] ou ir até o nosso formulário de contato e escrever a sua mensagem. Enquanto isso, veja outras dicas que publicamos voltadas para os usuários do sistema operacional GNU/Linux: