Ok, eu entendo que esse título pode parecer esquisito. Afinal, ninguém quer uma pessoa invadindo o seu e-mail. Mas a dica pode ser bem útil em alguns casos, como o uso de endereços corporativos, em que várias pessoas podem acessar a mesma caixa de entrada. Ou então, caso você precise deixar o e-mail de lado por uns tempos e decida manter o acesso à sua conta na mão de alguém confiável (alguém que deve ser muito confiável, na verdade).
Além disso, a solução que o Gmail traz uns bons benefícios de segurança: o acesso à conta é fornecido sem precisar dar a senha a alguém, o que evita que a pessoa veja ou faça o que não deve com a sua conta, dando acesso apenas ao e-mail. E a autorização é proibida quando você quiser, sem precisar trocar a senha com o medo de que a pessoa volte a acessar o seu e-mail.
Para seguir essa dica, a pessoa que usará o seu Gmail também precisa ter uma conta do Google (que não precisa também ter o Gmail). Se tudo estiver certinho, é só seguir as dicas abaixo para permitir que alguém acesse ao seu Gmail, para ler e escrever e-mails em seu nome:
Abra o Gmail da conta que será acessada. Nele, clique no ícone (que está no canto superior direito) e na opção “Configurações”.
No meio das configurações, procure pela opção “Contas e importação”. Ao encontrar, clique nela e depois, procure por “Permitir acesso à sua conta”. Ao lado, deve estar o link “Adicionar outra conta”. Clique sobre ele. Se preferir que as mensagens do seu e-mail continuem marcadas como não lidas, mesmo que a pessoa no qual acessará a sua conta leia essas mensagens, é só marcar a opção apropriada abaixo deste link.
Agora, digite o e-mail da conta do Google da pessoa que terá acesso ao seu Gmail, e clique em “Próxima etapa »”. Aí, o Gmail pede a sua confirmação e avisa o que vai acontecer daqui pra frente. Clique em “Enviar e-mail para conceder acesso”. E a partir de agora, os passos são de responsabilidade de quem vai acessar a sua caixa de entrada.
E agora, a pessoa que irá acessar a caixa de entrada do seu Gmail receberá um e-mail que nem o da imagem abaixo. Tudo o que ela precisa fazer é clicar no link apropriado para aceitar a solicitação.
E… pronto! Alguns minutos após isso (no máximo 30, segundo o Google), a pessoa já poderá acessar o seu Gmail, apenas acessando uma página do Google, clicando no nome ou foto do perfil no canto superior esquerdo da tela, e depois no seu nome/e-mail.
Mas uma hora, por qualquer motivo que seja, pode ser que você não queira mais que a pessoa acesse o seu Gmail. Nesses casos, proibir o acesso também é fácil. Você só precisa seguir os primeiros passos (ir ao menu ‘Configurações’, procurar pela aba ‘Contas e importação’ e depois pelo item ‘Permitir acesso à sua conta’). Mas agora, você também deverá ver o nome e o endereço de e-mail da pessoa à qual você concedeu acesso, com um link “excluir” ao lado. É só clicar neste link.
Aproveite essa dica para qualquer situação que precisar, como criar um endereço de e-mail para um grupo, deixar a sua conta na mão de alguém de confiança enquanto sai de férias, ou até para permitir que sua namorada ciumenta possa ver o que você anda fazendo pelos e-mails. Se precisar usar a dica para a terceira opção, melhor tomar cuidado com as mensagens que chegam.
Espero que tenha gostado da nossa coluna Dicas desse semana. Para fazer alguma sugestão de pauta, crítica ou elogio (por que não), basta nos enviar um e-mail para [email protected]. Ou então através de nosso formulário de contato. Veja outras dicas que nós já publicamos aqui: