Com a mudança de licença de distribuição do Java da Oracle, a britânica Canonical anunciou que o Ubuntu não virá mais com o Oracle Java no repositório partner. Questões legais e programas de segurança estão por trás da decisão da Canonical.
A mudança não afetará o grande público do Ubuntu, pois a distribuição Linux mais usada do mundo já vem instalado o Java livre chamado OpenJDK. O programa de código aberto mantido pela própria Oracle com o apoio da comunidade cumpre muito bem o papel, tendo até desempenho superior em muitos quesitos ao original.
No entanto, há quem realmente faça questão ou precise por algum motivo do programa proprietário, como acessar algum site que exija, por algum motivo misterioso, o Java da Oracle ou mesmo porque precise do kit de desenvolvimento Java original da Oracle. Então a saída é baixar diretamente do site oficial. O grande problema é a inexistência de um pacote .deb para instalação em 2 cliques.
Por esse motivo o site Web Upd8 mantém um repositório PPA (Personal Package Archives) do Ubuntu para facilitar a instalação e a atualização.
Adicione o novo repositório
Para adicionar o repositório vá à Central de Programas, clique em “Editar” e entre em “Canais de software”. Na aba “Outro software” clique em “Adicionar…” e digite: ppa:webupd8team/java

Instalação
Abra a Central de Programas e procure por: oracle-java7-installer.

Tornando as coisas mais fáceis ainda
Caso queira tornar as coisas mais fáceis ainda, use o Terminal. É só copiar e colar que tudo está feito:
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get update && sudo apt-get install oracle-jdk7-installer -y
Qual versão estou usando?
Para saber versão estou usando, vá ao Terminal e digite: java -version
Se você não desinstalou o OpenJDK, pode trocar o programa padrão a qualquer momento. É possível fazer essa troca via interface gráfica pelo gconf-editor, mas no terminal fica tudo mais fácil e prático, bastando apenas digitar: sudo update-alternatives --config java

Fonte: Web Upd8