Screenshots. Quem nunca precisou tirá-las um dia? O Windows, não sei por qual motivo, não possui uma forma realmente simples e rápida de tirar screenshots. Das duas uma: ou você aperta a tecla Print Screen e logo em seguida recorre a algum editor de imagem, como o próprio Paint, para poder colar e editar a imagem, ou usa o aplicativo nativo do sistema, o Ferramenta de Captura, em português. Este último, apesar de ser mais prático, não caiu na graça dos usuários. Porém, há algum tempo descobri e venho usando um aplicativo simplesmente maravilhoso para capturas de imagens, e que provavelmente se tornará o seu favorito pela praticidade, principalmente se você tiver uma conta no Dropbox. Estou falando do CloudShot.
O CloudShot é um pequeno utilitário para Windows, cujo instalador pesa alguns meros KBytes e o download pode ser feito aqui. A simplicidade e rapidez já começa pela instalação! O executável é ClickOnce, ou seja, clique apenas uma vez. Sem “next/next/finish“, sem aceitar contratos sem ler, apenas clique e ele se instalará no seu sistema operacional. Após isso, ele se integrará com a sua conta no Dropbox, caso você tenha, e é realmente bom que você tenha uma conta neste também excelente serviço. Então, ele criará uma pasta, nomeada de “CloudShot“, na sua pasta pública do Dropbox, e toda screenshot tirada será salva neste ficheiro.
Ok, agora como faz para realizar as prints? Muito simples, meu caro amigo. Basta apertar a tecla PrintScreen para que o ponteiro do mouse se transforme em uma cruz, agora basta selecionar qual parte da tela você quer capturar, como se estivesse usando um editor de imagem, e pronto, sua screenshot já foi tirada. Basta conferir o resultado na pasta compartilhada no seu Dropbox. Se você esperar um pouco, o serviço irá upar o arquivo para seus servidores e abrirá a recém tirada imagem em uma aba de seu navegador padrão. Extremamente simples, rápido e prático. Direto ao ponto.
O aplicativo ainda conta com algumas poucas configurações, como alterar a pasta de destino, se ele deve ou não iniciar juntamente com o sistema, qual a tecla de atalho, se deve abrir a imagem automaticamente no navegador, dentre outras. Para quem precisa realizar muitas capturas de tela, como redatores e editores de blogs de tecnologia, que constantemente estão escrevendo tutoriais e dicas sobre programas, e precisam destas imagens para ilustrarem seus posts, esse utilitário se tornará indispensável, como se tornou pra mim. Para quem precisa apenas ocasionalmente tirar alguma screenshot este programa ainda assim é válido, pois ele é do tipo “instale e esqueça” e por salvar a imagem em um serviço de armazenamento na nuvem, lhe permite apenas compartilhar o link para o download da imagem no Facebook, Twitter, mensageiros instantâneos e qualquer outra rede social por aí. Realmente, o CloudShot é uma coisa linda de deuso! :D